Assembleia da CEP; Bênção de uma Capela; Concerto na Catedral; Exéquias do Frei João.
A Conferência Episcopal Portuguesa teve a sua Assembleia ordinária nos dias 9 a 12 de Abril. Os Bispos debateram vários temas, aprovando algumas Notas sobre assuntos importantes e refletiram sobre o momento da Igreja e da Sociedade e as respostas que os cristãos estamos a dar aos desafios atuais. D. Ilídio esteve presente, participando em todos os momentos da Assembleia.
Ao fim da manhã de 14 de Abril, o nosso Bispo esteve presente em Leirados – paróquia de Sul – na bênção de uma Capela particular, restaurada pelos seus proprietários: família Isaías Pinto. A família Isaías Pinto juntou-se e juntou também muitas pessoas amigas – da aldeia e de fora – para este momento de grande significado local. Concelebraram 7 sacerdotes amigos da família e o diácono da paróquia de Sul. A festa teve também um almoço para todas as pessoas presentes, oportunidade para um bom e salutar convívio.
No início da noite do mesmo sábado, 14 de Abril, realizou-se um Concerto musical na Catedral de Viseu. Foi o Concerto da Páscoa, executado pelo Coro Mozart. Os responsáveis do Coro aproveitaram para gravar um CD que será entregue ao Santo Padre – Papa Francisco. Foi uma bela atuação, celebrando e cantando a Páscoa, com a alegria, a qualidade e a excelência a que já nos habituou o Coro Mozart, com o seu Maestro, o seu Diretor e os seus Jovens artistas. D. Ilídio deu os Parabéns a todos os que conceberam e realizaram este concerto memorável.
Com a participação dos Freis que vivem e trabalham em Portugal – Coimbra, Lisboa e Viseu – e com a presença do Provincial dos Frades Menores Franciscanos, vindo de Itália, celebraram-se no dia 15, Domingo, as Exéquias de Frei Giovanni Sartori, falecido no hospital. Com a Igreja dos Terceiros repleta, D. Ilídio presidiu à Eucaristia de corpo presente, concelebrada também por muitos padres da Diocese e outros. Frei João tinha sido ordenado em 22 de Maio de 1993 e celebrou, em quinta-feira santa, as bodas de prata sacerdotais. Foi a sepultar na sua terra natal, em Itália, saindo de Viseu, ao início da manhã de segunda-feira, após a celebração de mais uma Eucaristia exequial, antecedida da oração de Laudes. Presidida pelo Provincial, concelebraram também o Pároco e o Vigário-Geral, além de Frades das diferentes Comunidades de Franciscanos. A Igreja dos Terceiros, esteve, mais uma vez cheia.

G.I.