Celebração assinala 55.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
O Papa Francisco vai presidir este domingo, no Vaticano, à ordenação de 16 sacerdotes, numa Missa que assinala o 55.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
A celebração tem início marcado para as 09h15 (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro.
Os novos presbíteros vão ser ordenados no IV Domingo de Páscoa, conhecido como o domingo do ‘Bom Pastor’; seis deles foram formados no colégio diocesano ‘Redemptoris Mater’; cinco estudaram no Seminário Maior Romano; quatro pertencem à Família dos Discípulos; e um à Pequena Obra da Divina Providência (Don Orione).
Madagáscar, Croácia, Vietname, Colômbia, Mianmar ou El Salvador estão entre os países de origem dos candidatos ao sacerdócio.
Na sua mensagem para o próximo Dia Mundial das Vocações, o Papa Francisco desafiou os jovens católicos a superar as “tentações da ideologia e do fatalismo”.
“Hoje temos grande necessidade do discernimento e da profecia, de superar as tentações da ideologia e do fatalismo e de descobrir, no relacionamento com o Senhor, os lugares, instrumentos e situações através dos quais Ele nos chama”, escreve o pontífice, na mensagem divulgada pelo Vaticano.
O texto tem como título ‘Escutar, discernir, viver o chamamento do Senhor’.
A Igreja Católica em Portugal está a viver desde este domingo a Semana de Oração pelas Vocações, este ano com propostas da Diocese de Bragança-Miranda, incluindo um vídeo com jovens.
O guião nacional para iniciativa inclui a mensagem do Papa Francisco, uma proposta de rosário vocacional e Lectio Divina, uma vigília de oração e catequeses para crianças e para jovens.
G.I./Ecclesia:OC