Saudação ao novo Bispo de Viseu

A Diocese de Viseu acolhe, com júbilo, a nomeação do seu novo Bispo – António Luciano dos Santos Costa – vindo da vizinha Diocese da Guarda. Agradece a Deus este novo Pastor que o nosso Papa Francisco lhe concede. Sinodalmente, em comunhão fraterna de corresponsabilidade e missão, os Presbíteros, os Diáconos, os Religiosos e outros Consagrados e os Leigos, esperam o novo Bispo e prometem caminhar, como Povo de Deus, sob a Sua orientação e com a Sua ajuda.

Natural desta Diocese de Viseu e como Seu antecessor, dou-lhe as boas-vindas, prometo-lhe toda a comunhão fraterna e amiga e rezo para que o Senhor Jesus Cristo – o Bom Pastor e Cabeça da Igreja – lhe conceda as bênçãos e as graças necessárias ao exercício do Seu ministério.

Aproveito este tão importante e significativo momento para agradecer a todas as Autoridades – civis, académicas e militares – a amizade e a colaboração institucional, sempre manifestadas, ao longo do exercício do meu ministério episcopal. Agradeço a todo o Povo de Deus desta querida Diocese de Viseu toda a compreensão, acolhimento e amizade. Agradeço aos queridos irmãos Sacerdotes e Diáconos toda a cooperação fraterna e toda a comunhão e estima, bem como tão grande compreensão e contributos que recebi para o cumprimento da missão que, há 12 anos, me foi confiada.

A Deus e a todas as pessoas, peço desculpa pelas minhas falhas. Prometo continuar a servir, louvando a Deus – Pai de bondade e Misericordioso – por tudo o que me tem concedido, em favor de todos aqueles que fui conhecendo na minha vida e a quem procurei servir, apesar das minhas fraquezas e fragilidades. A Deus e a todos vós me entrego e confio, na mediação da Igreja, na qual quero viver e continuar a servir.

VISEU, 3 de Maio de 2018

Bispo Ilídio Pinto Leandro