A Nunciatura Apostólica comunicou hoje, às 11:00 horas “que o Santo Padre o Papa Francisco nomeou para Bispo de Viseu o Rev.do Cónego António Luciano dos Santos Costa, até este momento Vigário-Episcopal para o Clero da Diocese da Guarda”.

Do seu notável currículo, destacamos:

Foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1985, na Sé da Guarda e foi nomeado membro da Equipa Formadora do Seminário Maior, Director Espiritual, responsável pelo Secretariado das Vocações e Pré-Seminário.

Estudou Teologia Moral em Roma, na Academia Alfonsiana e integrou a Comunidade do Pontifício Colégio Português, em 1987/89, concluindo a Licenciatura com uma dissertação sobre o pensamento e obra de Bernard Haring.

De 1989 a 2011, foi professor de Teologia Moral no Seminário Maior da Guarda e de Deontologia Profissional e Ética, na Escola de Enfermagem.

Foi nomeado Juiz do Tribunal Eclesiástico e notário para as causas de Beatificação e Canonização dos Veneráveis Servos de Deus Monsenhor Joaquim Alves Brás e Beata Rita Amada de Jesus.

Empenhou-se como padre, professor, pároco, capelão e Vigário Episcopal para o Clero em várias frentes de acção pastoral na Diocese da Guarda, onde trabalhou também, no meio universitário da UBI, aí promovendo a criação de uma Capelania, sendo Capelão entre 1997 e 2009. Leccionou também na Faculdade de Ciências da Saúde “História das Ideias em Medicina”, Ética e Bioética, até ao ano 2016/17.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu