Na cidade de Viseu, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo será celebrada às 11:00 horas, na Catedral.
Ao início da tarde, é exposto o Santíssimo e na sua presença é rezada a Hora de Vésperas, com o Cabido. Pelas 17:00 horas, a solene procissão sai da Catedral, desce ao Rossio, em manifestação pública de fé, passando junto aos Paços do Concelho e prosseguindo pelas ruas do centro. A Custódia Sagrada, com o Pão da Eucaristia, é transportada pelo Bispo, ladeado por Diáconos. Regressada à Catedral, na escadaria, é dada a Bênção do Santíssimo à população acumulada na Adro.
Incorporam-se na procissão representações das paróquias da cidade, presididas pelo Pároco e integrando Irmandades, Movimentos e Obras de Apostolado, Obras Pias, algumas vezes com as crianças que fizeram a sua primeira Comunhão e numerosos fiéis. Maior é o número dos que se aglomeram no passeio, assistindo respeitosamente à passagem do Senhor. É a Festa do Senhor, como ainda hoje se chama em muitas paróquias.
O percurso de mais de uma hora é acompanhado por uma viatura sonorizada que emite cânticos eucarísticos previamente gravados, que os fiéis acompanham. O trânsito é regulado pela PSP, permitindo a passagem da procissão em segurança.
Nas paróquias da Diocese, o mistério do Sacramento da Eucaristia é celebrado com grande solenidade, realizando-se, no final da Eucaristia, solene procissão, quase sempre acompanhada de Banda Filarmónica, ou com carros sonoros, que transmitem cânticos eucarísticos, acompanhados por todo o povo.
Nalguns casos, na sede do concelho há procissões de carácter arciprestal, em que as paróquias do arciprestado participam com seus estandartes e cruzes processionais, além dos estandartes de Irmandades e dos diferentes Movimentos e Obras de Apostolado, sempre acompanhados de numerosos fiéis.
As ruas do percurso encontram-se, por vezes atapetadas de verdura e flores, apresentando-se as varandas e janelas com colchas e daí se lançam pétalas sobre o pálio que cobre a Sagrada Custódia, com o Santíssimo.

G.I.