Numa organização do Orfeão de Viseu, vai realizar-se na Sé de Viseu, dia 9 de Junho (sábado), o 36.º Encontro Nacional de Coros.
Vão participar, neste encontro de música coral, o Coro Santo Condestável, de Fafe, o “Chorus Auris”, de Ourém, e dois dos grupos do Orfeão de Viseu, o Coro de Câmara “Schola Cantorum” e o Coro Misto.
Esta jornada musical encerra com a execução conjunta de uma peça da ópera NABUCCO, conhecida como o “Coro dos Escravos Hebreus”, escrita por Giuseppe Verdi, e que tem por título “Va Pensiero”. Será acompanhada a piano pelo pianista Sérgio Brito (Conservatório de Águeda), que acompanhará outras peças do repertório a apresentar pelo “Schola Cantorum”. O concerto está marcado para as 21.30 h., com entrada livre. As portas abrem ao público meia hora antes do início do espetáculo.
Esta iniciativa encerra um conjunto de atividades levadas a efeito nas últimas semanas de Maio, para comemorar o aniversário do Orfeão de Viseu que conta já com 89 anos de vida, fiel ao lema “Pela Arte e pela Beira”, como ostenta no seu brasão.
Neste ano de aniversário, a direção desta coletividade cultural, das mais antigas e prestigiadas do concelho, vai presentear os viseenses com a constituição de uma PLUSBAND, que poderá vir a abranger um número acima dos sessenta instrumentistas de sopro. Trata-se de um conceito inovador, idêntico ao das bandas filarmónicas, que permitirá aos alunos aprender em contexto de aula, com diferentes formações e sem necessidade de treino adicional. Está aberto a todas as idades e poderá iniciar a sua atividade já no início do próximo ano letivo.

G.I./J.B.