D. Ilídio Leandro, Administrador Apostólico da Diocese de Viseu, à Festa de Nossa Senhora do Carmo, na passada segunda-feira, 16 de julho.
Esse momento foi recordado no final da cerimónia, ainda antes da saída da procissão, pelo Padre José Mota, reitor da Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Agradecendo a “amabilidade de praticamente todos os anos honrar com a sua presença, ao presidir à missa da noite neste dia da festa de Nossa Senhora do Carmo, “o Padre Mota lembrou o carinho e a atenção que a Igreja do Carmo mereceram por parte de D. Ilídio ao longo do seu bispado. “Nesta última semana como pastor da Diocese, é uma alegria para nós ter aqui o D. Ilídio a celebrar”, declarou o Padre Mota.
Antes, na homilia, D. Ilídio Leandro lembrou a “beleza do monte Carmelo” e a ligação dos monges carmelitas com a Nossa Senhora do Carmo, para depois declarar que a Mãe, Nossa Senhora, “é tão presente na nossa vida: apesar de ser visível apenas espiritualmente. Ela é intercessora, é doadora da vida”.
Focando-se em especial na Igreja do Carmo, D. Ilídio Leandro disse que esta “representa para muitas pessoas Diocese um verdadeiro oásis e um porto seguro de encontro com a Mãe”, lembrando que “na Diocese há cerca de 50 paróquias dedicadas a Nossa Senhora, como igrejas matrizes, fora as capelas”.
Com uma igreja completamente cheia, a procissão saiu desde o interior do templo, não sem antes, as palavras do Padre Mota, dirigidas a D. Ilídio, terem suscitado um forte aplauso, de pé, por parte dos fiéis. A procissão percorreu depois várias artérias da cidade, sendo visível a presença de muitas pessoas nos passeios das ruas.

G.I./J.B.:PBA