Respeitando a proposta aprovada na Assembleia do ano passado, o Encontro dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Viseu realizou-se hoje, primeiro sábado de Setembro, em Fornos de Algodres.
O programa do Encontro foi o habitual, com celebração da Eucaristia, que foi presidida por D. Ilídio Leandro, bispo emérito da Diocese e antigo aluno e professor do Seminário. Seguiu-se a Assembleia Geral da Associação, para aprovação de Contas e eleição de novos Corpos Sociais. Este Encontro foi dos mais participados, talvez pelo facto de ter sido realizado no Seminário de Fornos de Algodres, casa que marcou os primeiros anos de estudo, numa altura em que se ia para o Seminário com dez ou onze anos.
D. Ilídio, na homilia, fez referência às memórias, trazendo à lembrança quanto foi marcante para cada um a passagem por Fornos de Algodres, no crescimento humano.
Essas memórias foram muito revividas, não só pelo reencontro de muitos que não se viam há décadas, como pela revisitação dos sítios da Casa e da zona envolvente.
Mais de centena e meia de antigos alunos se reencontraram uns com os outros e mesmo com alguns professores, com realce para o Padre Geraldo Morujão, que marca habitualmente presença no Encontro anual da Associação, e é sempre carinhoso e acarinhado pelos participantes.
Depois da Assembleia Geral, houve o almoço, que se iniciou com as entradas, no claustro e se realizou no refeitório, lugar de muitas recordações, também trazidas à mesa.
Depois do almoço, houve tempo para convívio, com um Dão de honra e animação pelos Grupos Ad Libitum e Lopes Morago, que já haviam feito a animação da Eucaristia com grande brilhantismo.
Os novos Corpos Sociais, que são constituídos, maioritariamente, por anteriores dirigentes, mas rodando lugares, para aliviarem os que já se vinham sentindo cansados, apostam na continuidade, comprometendo-se com a continuidade do Encontro anual e a actividade sócio-cultural do Ad Libitum e do Lopes Morago. Ambos os grupos se encontram disponíveis para participarem em eventos culturais para que sejam solicitados e desejam acolher mais elementos no seu seio.
O Ad Libitum vai celebrar 25 anos de existência e pensa assinalara a data com a edição de um novo CD.

G.I.