Mangualde está em festa, desde ontem, 31 de agosto. São as Festas da Cidade, durante três dias, com a Câmara Municipal a assumir que “a cidade está em festa” com as ruas repletas de “milhares de pessoas para assistirem aos concertos previstos no programa.

Mas a cidade volta a estar em festa com a tradicional romaria de Nossa senhora do Castelo, organizada pela Santa Casa da Misericórdia nos dias 7, 8 e 9 de setembro.
Amanhã, Domingo, há Concurso Nacional de Pesca Desportiva ‘Cidade de Mangualde’, com largada de perdizes, faisões e patos bravos e com o II Trail ‘Quinta dos Monteirinhos’. À tarde, actuam bandas filarmónicas, ranchos folclóricos a Juventuna, o Girafoles. Para esse dia está marcado também o Festival de Sopas de Mangualde.
Serenata a Nossa Senhora é novidade nas Festas do Castelo
Uma serenata a Nossa Senhora, dia 7 de setembro, no final da tradicional procissão noturna, é grande novidade da edição deste ano das Festas em honra da Nossa Senhora do Castelo, que decorrem entre 7 e 9 de setembro, numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.
O Monte Nossa Senhora do Castelo acolhe milhares de pessoas para participarem na romaria que se destaca por ter uma componente religiosa muito forte, embora a componente lúdica também faça parte das do programa dos três dias.
As duas procissões a Nossa Senhora do Castelo, a celebração eucarística e as tradicionais merendas em ambiente familiar são os momentos marcantes do evento, como destaca o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, José Tomás, aos quais quiseram introduzir este ano uma novidade. “A serenata é uma inovação. Vai-se assistir a um mini concerto a Nossa Senhora que as pessoas vão seguramente gostar”.
“Começamos de manhã (9h45) com a Procissão que vai desde a Igreja da Misericórdia até ao alto do Monte da Senhora do Castelo e faz um percurso de cerca de uma hora. Essa procissão é muito participada também pelas diversas instituições do concelho, desde os escuteiros, aos bombeiros, grupos religiosos, irmandades de Mangualde, a Irmandade da Misericórdia e todas as pessoas que queiram participar. Às 11h é a missa campal no Santuário presidida pelo Padre Rocha que é o pároco de Mangualde e a cerimónia termina por volta da uma da tarde com a procissão à volta do adro”, adianta o Provedor, que destaca “a envolvência muito grande de toda a comunidade religiosa nestas festas”.
O dia 9 de setembro é mais dedicado a atividades lúdicas. “Esta componente lúdica também acontece nos dois dias anteriores, nomeadamente o baile no dia 7 depois da Procissão, o desfile etnográfico no dia 8 com todos os grupos folclóricos de Mangualde, o desfile e atuação de três grupos de concertinas durante toda a tarde e à noite mais um baile”, concretiza o provedor.
Merendas no Monte um lado etnográfico a preservar
A par da forte componente religiosa que marca as Festas da Nossa Senhora Castelo, há uma imagem muito caraterísticas deste evento que a organização tem feito um esforço no sentido de a preservar. As merendas em família permitem que o ambiente de comunidade se prolongue no Dia do Município.
“As pessoas continuam a levar as suas merendas e passam lá o dia a conviver em família e a merendarem todos juntos”. As merendas são algo que sempre identificou estas festas, as pessoas vinham a pé das aldeias e da cidade, traziam as merendas nos cestos e nas gamelas à cabeça, vinham para assistir à Missa e para permanecer o resto do dia. Cada um procurava a melhor sombra para aí partilhar os lanches e hoje é um pouco assim, as pessoas só não vêm a pé, vêm de carro, mas mantêm a tradição”, conclui.

G.I./J.B.