A Capela de Nossa Senhora da Esperança, na localidade de Abrunhosa, freguesia de S. Miguel de Vila Boa, no concelho de Sátão, comemora este ano 250 anos da sua construção.
Classificada como imóvel de interesse público desde 2002, é uma joia de incalculável valor de todo o distrito de Viseu, ex-libris do estilo barroco e uma preciosidade artística que deslumbra os olhos e a mente de quem a visita.
A 7 de setembro realiza-se uma procissão de velas vespertina, abrindo as festas de Nossa Senhora da Esperança do dia 8 de setembro, em que se celebra a Festa da Natividade da Virgem Santa Maria.
A grandiosidade desta Capela é enaltecida em diversos documentos publicados: Santuário Mariano, de Frei Agostinho de Santa Maria, Terras do Concelho de Sátão, de Albano Martins de Sousa e A Capela de Nossa Senhora da Esperança, A Obra de Arte Total num Depoimento de Fé, de Maria de Fátima Eusébio.
Foi construída em meados do séc. XVIII por ordem do Cónego Luís Bandeira Galvão, é um templo maneirista e barroco, onde sobressai uma grande harmonia estilística e arquitectónica. No interior, merecem destaque os tetos pintados; a decoração de talha do estilo nacional; as molduras; os florões e pinturas marmoreadas; os azulejos e ainda o órgão de tubos, executado pelo conceituado mestre organeiro Francisco António Solha, em 1768.
A Capela de Nossa Senhora da Esperança pode ser visitada todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 18h00.

G.I./J.B.