Mensagem da Obra Nacional destaca necessidade de respeitar comunidades locais e meio ambiente.
A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), da Igreja Católica, alertou, em mensagem enviada à Agência ECCLESIA, para a necessidade de colocar as novas tecnologias ao serviço da “inclusão social”, respeitando as comunidades locais e o meio ambiente.
“Temas como inteligência de dados, inteligência artificial e plataformas digitais são parte da resposta ao desafio de conciliar crescimento contínuo com maior sustentabilidade e responsabilidade, que passam, naturalmente, pelo aumento da inclusão social, pelo envolvimento das comunidades locais e pelo uso eficiente dos recursos”, assinala o texto dedicado à celebração do próximo Dia Mundial do Turismo (27 de setembro de 2018).
A mensagem, intitulada “O Turismo e a transformação digital – ‘A rede como espaço de comunhão’”, adverte para os perigos de “manipulação, uso indevido de dados para fins propagandísticos e comerciais, condicionamento psicológico” no uso dos meios tecnológicos.
Para os responsáveis católicos, a presença neste setor implica “um profundo sentido de responsabilidade”.
As ferramentas e serviços ao dispor de quem trabalha no Turismo implicam não somente a criação de grandes oportunidades, quer de contacto e de negócio, mas também a consciência de que há necessidade de ter um profundo comprometimento na forma como qualquer inovação é introduzida e usada, uma vez que temos necessidade de cuidar do próximo, do planeta, procurando aplicar estratégias sustentáveis e promotoras do respeito pela diferença e pela dignidade”.
A ONPT sustenta que o Turismo “pode e deve contribuir”, de forma efetiva, para o desenvolvimento sustentável.
Aos católicos é pedido que usem as tecnologias ao seu dispor para oferecer aos turistas espaços de “acolhimento e de esperança”, promovendo “a ajuda a quem viaja e a quem quer descansar e procura, longe do seu espaço físico, respostas para a sua vida espiritual”.
O Dia Mundial do Turismo centra-se em 2018 na importância que têm as tecnologias digitais neste setor, por proposta da Organização Mundial do Turismo.
A mensagem da ONPT assinala que os cristãos devem marcar presença nas comunidades e redes virtuais, “constituídas por pessoas bem reais e que têm fome de Deus, de um Deus próximo e permanentemente acessível”.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral