Bispo emérito recebe os galardões no próximo Domingo, em Tondela, e no dia 21 em Viseu.

O bispo emérito de Viseu, D. Ilídio Leandro, vai receber, dia 21 deste mês, o «Viriato de Ouro», o “mais prestigiado” galardão do município onde continua a trabalhar, tal como era seu desejo.

Ao receber a notícia deste prémio, D. Ilídio Leandro disse à Agência ECCLESIA que foram “os olhos bons das pessoas” que lhe atribuíram o galardão.

“Não fiz mais do que era o meu dever”, sublinhou D. Ilídio Leandro, bispo emérito de Viseu.

“Fiz aquilo que era a minha obrigação, procurei realizar a minha missão da melhor forma possível, fiz o trabalho que me estava confiado”, acrescenta D. Ilídio Leandro.

A cerimónia de entrega do «Viriato de Ouro» vai decorrer na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a seguir à missa, às 11h30, culminando numa procissão evocativa a São Mateus.

Este domingo, 16 de Setembro, o bispo vai ser condecorado também em Tondela, às 18h30, no encerramento da FICTON – Feira Industrial & Comercial de Tondela, no dia em que se assinala o dia do município.

A medalha municipal de ouro será entregue a D. Ilídio Leandro “pela sua dimensão humanista, defesa de valores civilizacionais e grande serviço à região”, refere a autarquia em comunicado.

G.I./Ecclesia:LFS