De 3 a 6 de setembro de 2018, em Fátima, reuniram-se aproximadamente 480 Presbíteros, incluindo os Bispos, de Portugal. Da Diocese de Viseu participaram nove presbíteros com o seu novo Bispo, D. António Luciano.

Nesta edição do Simpósio que acontece de 4 em 4 anos, com a presença dos responsáveis da Pontifícia Congregação para o Clero, o Prefeito desta Congregação, o Cardeal Beniamino Stella falou sobre “O ministério sacerdotal no magistério do Papa Francisco”. No segundo dia, D. Jorge Carlos Patrón Wong, Secretário da referida Congregação, abordou “A formação sacerdotal na Igreja do Futuro” e “A formação para a fidelidade e fecundidade no ministério”. Pablo d’Ors, da Associação Amigos do Deserto, apresentou a “Vida espiritual: alma do ministério sacerdotal”.

No terceiro dia, foi a vez de o Bispo de Lamego, o biblista D. António Couto, nos falar sobre “O Padre: ministro e testemunha da Palavra”. Depois, deu-se espaço a vários testemunhos configurados em painel, com os temas: “Ser padre, um modo profético de viver… a Pobreza (P. Manuel Mendes da Obra da Rua) … a Obediência (P. Carlos Carneiro, s.j.) e … a Fraternidade (P. António Bacelar, da Diocese do Porto). Também se realizaram alguns workshops, com os temas: “Ser padre… nas Prisões (P. João Gonçalves, Aveiro) … nos Hospitais (P. Fernando Sampaio, Lisboa) … nas Universidades (P. Eduardo Duque, Braga) … nas Forças Armadas (Licínio Silva, Ordinariato Castrense); e “Ser Párcoco… na Cidade (P. Mário Rui Pedras, Lisboa) … em Meio Sub-urbano (P. Almiro Mendes, Porto) e … no Mundo Rural (P. Diamantino Duarte, Lamego).

A fechar, no terceiro dia do Simpósio, D. Juan Maria Uriarte, Bispo emérito de San Sebastian – Espanha, falou-nos sobre “O celibato sacerdotal: sua nobreza, dificuldades e etapas”.

Numa das noites, foi oportuna a reunião por dioceses, que levou os padres da nossa Diocese de Viseu a reunir com o seu novo Bispo, antes de este ir para Roma para o encontro anual dos novos Bispos com o Papa. Refletimos sobre a situação do Presbitério de Viseu, assim como da Formação Permanente do Clero. Em jeito de partilha entre todos, alguns dos assuntos abordados tiveram em conta a humanidade dos presbíteros, assim como a sua saúde; o acompanhamento dos padres, tendo em conta a diversidade das idades; o desencanto que surge diante do cansaço de uma pastoral nem sempre renovada; o entusiasmo de ser irmãos acompanhados uns pelos outros e pela proximidade paternal do bispo; a comunicação fluida e a relação entre as instituições que cuidam do clero; a relação com o Seminário e a pastoral das vocações sacerdotais; entre outros assuntos. Misericórdia diante das fragilidades humanas e consciência do limite quanto ao ativismo foram chaves de leitura que nos irão ajudar a reorganizar o programa da Formação Permanente nos próximos anos, tendo como objetivo o mesmo que o do título deste Simpósio, na união ao Papa Francisco, a quem foi endereçado um expressivo comunicado de proximidade nesta hora delicada da vida da Igreja.

Rezemos ao Bom Pastor pelo Clero de Portugal e da nossa Diocese de Viseu, para que continue, na fidelidade, a servir a alegria do Evangelho; e inspire, também, no coração de muitos jovens rapazes a alegria de uma entrega vocacional. Para se acompanhar tudo o que diz respeito à Formação Permanente do Clero de Viseu, visite o website www.clero.diocesedeviseu.pt.

G.I./J.B.: O Vigário do Clero, P. António Jorge dos Santos Almeida