Em cima do aniversário dos terríveis incêndios florestais que devastaram floresta, mato, pastagens, instalações pecuárias e até habitações, além de fazerem vítimas humanas, as comunidades fazem memória dos que perderam a vida nessa tragédia.

D. António Luciano vai estar em Vouzela, no próximo dia 14, à tarde, numa celebração de memória e sufrágio das vítimas dos incêndios de Outubro do ano passado.

Por essa razão, não poderá participar na Peregrinação Mariana que o Arciprestado de Besteiros realiza, às 15:00 horas, ao Santuário de Nossa Senhora da Esperança, em Mouraz, integrando as celebrações do Outubro missionário.

Em Mouraz, haverá reza do Terço, com meditação e encenação dos Mistérios e será lida uma mensagem de D. António Luciano, que ele enviará, mostrando-se sintonizado e próximo desta parcela da sua Igreja.

Por iniciativa da Autarquia tondelense, e integrada numa jornada de “memória”, também haverá, neste Domingo, 14 de Outubro, celebração de uma Missa de sufrágio, na Igreja paroquial de Tondela, às 18:00 horas, lembrando as vítimas do incêndio de Outubro. A solene celebração litúrgica será presidida pelo pároco e animada pelo Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.

Já no dia 15, segunda-feira, e com o mesmo sentido, D. António estará presente em Santa Comba Dão, em mais uma celebração de sufrágio com a mesma intenção – os que faleceram vitimados pelas chamas.

A presença do Bispo, além do sufrágio pelos que morreram, visa também alimentar a esperança dos que sobreviveram e precisam de reconstruir as suas vidas, ultrapassando mágoas, curando cicatrizes, ou reconstruindo o que foi arruinado pela passagem das chamas.

A agenda de D. António Luciano prevê ainda, para o dia 20, um encontro com os professores de Educação Moral e Religiosa Católica, que se realizará ao longo da manhã desse dia.

No final da manhã, estará com os diáconos permanentes, que se reunirão, no Seminário, para acertarem, com os responsáveis pela sua formação, o plano de actividades para este ano pastoral. Será o primeiro encontro do novo Bispo com os diáconos permanentes da nossa diocese, terminando à volta da mesa, no almoço.

G.I./Ecclesia:G.I.