No âmbito do programa Rota da Catedrais, realizou-se, no dia 2 de Outubro, na Catedral de Viseu, uma reunião, que juntou os parceiros desse programa, que visa o restauro, conservação, valorização e divulgação das Catedrais de Portugal, património arquitectónico de excepcional relevância.

A reunião serviu para fazer o “ponto de situação dos projetos para a intervenção no edifício catedralício”, estando presentes o Bispo de Viseu, D. António Luciano, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, a diretora da Direção Regional de Cultura do Centro, Dra. Celeste Amaro, acompanhada pelo arquiteto Antero de Carvalho, o Deão do Cabido, Cónego Manuel Matos, bem como outros membros deste organismo, o Vigário geral e o Ecónomo da diocese de Viseu, respetivamente Pe. Armando Domingues e Pe. Abel Rodrigues.

Destacada a importância da união de esforços entre os vários intervenientes, para a concretização do projeto de intervenção neste monumento nacional, o Presidente da Câmara salientou a importância da Catedral não só para a região, mas também no contexto nacional, pela sua importância histórica e artística, reafirmando o compromisso da autarquia com o projeto,  auxiliando no quadro das suas competências. Referiu a relevância da intervenção nas torres, não só pela sua preservação, mas também para que sejam requalificadas as acessibilidades, tornando possível o acesso aos visitantes.

O arquiteto Antero de Carvalho apresentou uma síntese das intervenções realizadas nas duas fases anteriores (2013-2014 e 2015-2016) e das ações previstas para esta fase: – além das intervenções de conservação e restauro do património arquitectónico, integrado e móvel, compreende a criação de acessibilidades ao museu e à Catedral para pessoas com mobilidade condicionada.

Será requalificada a “Casa de Santa Maria”, com a integração do acesso ao museu, das instalações sanitárias e de um espaço complementar para a valorização do património da Catedral. O projeto inclui também a remoção dos elementos do atual presbitério, prevendo-se que os projetos de intervenção estejam concluídos até ao final do mês de outubro e a candidatura seja apresentada até ao final do ano, possibilitando a abertura do concurso público e o início das obras no decurso do próximo ano.

Foi debatida a importância da existência de um órgão de tubos na Catedral, tanto para as celebrações litúrgicas como para eventos de cariz cultural. Não sendo possível a sua inserção neste projeto será necessário pensar em estratégias para que seja possível a sua aquisição no futuro.

Reunião de significativa relevância no contexto das múltiplas necessidades e das possibilidades de intervenção na Catedral de Viseu, enquadrada no projeto da Rota das Catedrais. União de esforços e articulação de competências tornará possível uma intervenção qualificada neste monumento nacional, com significativo interesse para os visitantes nacionais e estrangeiros, e população da região.

G.I./J.B.