No “ensinamento desta semana, D. António Luciano fala-nos de “a oração e a missão”, realçando a importância daquela na realização desta, porque “a oração é o respiro de Deus nas nossas vidas”, como podemos ler, na íntegra:

A ORAÇÃO E A MISSÃO

A oração é o respiro de Deus nas nossas vidas. Jesus, porque os discípulos lhe pediram, ensinou-lhes a oração do Pai Nosso.  Disse-lhes ainda: “pedi e dar-se-vos-á”. Neste mês do Rosário e Missionário, queremos, como nos pede o Papa Francisco, continuar a rezar, todos os dias, o Terço pelas suas intenções e pela missão universal da Igreja, para que esta seja cada vez mais “o sinal e o instrumento da salvação” no nosso mundo.

É preciso ensinar a rezar e criar espaços de oração nas nossas comunidades, não só a partir das novas tecnologias, mas também no concreto dos nossos espaços. É verdade que em todo o lugar e tempo podemos e devemos rezar.

O que é preciso é rezar, e bem, pela missão da Igreja e pelos seus desafios pastorais: rezar pelas famílias, especialmente pelas que têm maiores necessidades, rezar pelas crianças, adolescentes e jovens. Rezar pelos bons frutos do Sínodo dos Bispos e pela resposta que a Igreja quer dar aos nossos jovens para os ajudar a serem os cristãos empenhados e comprometidos no amanhã da Igreja e do mundo.

Precisamos todos de rezar mais e de oferecer a nossa vida e os nossos sofrimentos pela fecundidade espiritual da Igreja. Como alguém escreveu: “quando o homem reza, algo muda nele e à sua volta”. Eis um desafio para a fecundidade da missão: rezar para que os cristãos produzam muitos frutos de caridade para a vida do mundo.

9 de outubro de 2018

+ António Luciano, Bispo de Viseu