D. António lembra, em Nota inserida nesta Página da Diocese,  que a Semana dos Seminários “é uma oportunidade e um tempo de graça para rezarmos e refletirmos sobre a vocação sacerdotal.”

Recorda também que “o Seminário, na vida de uma Diocese, é uma Instituição de extrema importância. É chamado o “Coração da Diocese”, por isso, deve merecer por parte dos cristãos o cuidado e o interesse especial de todos.”

As últimas décadas trouxeram mudanças sociais, que impuseram também mudanças no funcionamento dos seminários e no modo de a própria Igreja olhar e pensar a pastoral das vocações sacerdotais.

A resposta à escassez de vocações sacerdotais levou mesmo à conjugação de esforços entre dioceses, dando origem a Seminários Interdiocesanos, como acontece actualmente com as dioceses de Viseu, Guarda, Lamego e Bragança, que se juntaram, para melhor responderem à formação dos seus seminaristas, estabelecendo o Seminário Maior em Braga, onde os seus alunos frequentam a Universidade Católica, para a realização dos estudos teológicos.

Atualmente, são cinco os seminaristas da nossa Diocese integrados no Seminário interdiocesano de São José, em Braga: o Francisco Costa (5º ano, de Carregal do Sal), o Alexandre Ribeiro (2º ano, de Destriz), o Francisco Saraiva (3º ano, de Boaldeia), o Francisco Ferreira (1º ano, de Mangualde) e o Eduardo Abrantes (3º ano, de Cunha Baixa).

A Equipa Formadora é também Interdiocesana, com distribuição de funções. Os Cónegos António Jorge e Jorge Seixas integram essa Equipa.

Os seminaristas, cada final de semana, mantêm contactos com a respectiva família e com paróquias, onde são integrados, para trabalho pastoral e contacto com a realidade que os espera.

G.I./J.B.

G.I.