A propósito da Semana dos Seminários, que se inicia neste Domingo, D. António Luciano emitiu uma Nota Pastoral, que aqui reproduzimos:

1. A Igreja em Portugal vai celebrar a Semana de Oração pelos Seminários Diocesanos de 11 a 18 de novembro de 2018. É uma oportunidade e um tempo de graça para rezarmos e refletirmos sobre a vocação sacerdotal.

O Seminário na vida de uma Diocese é uma Instituição de extrema importância. É chamado o “Coração da Diocese”, por isso, deve merecer por parte dos cristãos o cuidado e o interesse especial de todos. O nosso carinho e dedicação pelos Seminários é algo que identifica a vida da Igreja e dos seus fiéis.

Os cristãos rezam pelos seus Seminários e por aqueles jovens que neles vivem embebidos dum verdadeiro espírito sacerdotal, pois da sua qualidade e autenticidade depende a vitalidade de uma Diocese. Só com pastores bem formados a nível humano, psicológico, espiritual, moral, teológico, científico e pastoral, seguindo as orientações da Igreja podemos ter bons e santos pastores, que em comunhão com os consagrados e os leigos edificarão o Reino de Deus.

2. É preciso investir mais e melhor na pastoral familiar, juvenil e vocacional. É urgente que padres e leigos tomemos consciência da importância e valor do Seminário como casa de formação e acompanhamento, onde os jovens e adultos com uma vida humana e espiritual de qualidade, façam o seu percurso de amadurecimento e discernimento vocacional. Precisamos de trabalhar mais com as famílias para que se tornem o espaço privilegiado das vocações, escutar os jovens na Igreja, na escola, no trabalho e nos espaços de lazer, para que se alguns sentirem o chamamento de Deus à vocação sacerdotal tenham a coragem de responder  sim ao chamamento de Cristo.

3. Porém, não basta existir uma casa a que chamamos Seminário, um serviço do Pré-Seminário bem organizado, um Seminário em Família, uma equipa que trabalha com os jovens e vocações. É preciso irmos mais longe e perguntar ao Senhor da Messe o que devemos fazer de mais e melhor neste campo da pastoral vocacional. Esta é uma pergunta que todos temos de fazer, nenhum agente pastoral pode ficar de fora. A missão de cuidar das vocações sacerdotais é do Bispo, dos presbíteros, dos diáconos, dos consagrados, da família, dos catequistas, dos animadores pastorais, afinal é de toda a Igreja. É por isso que Jesus nos recorda: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe”.

4. É preciso olhar para o Seminário com esperança e confiança, ver esta casa como comunidade de acolhimento e formação integral dos futuros sacerdotes. Logo a vitalidade de uma Diocese depende em certa medida da vitalidade dos seus Seminários. Recordamos o Seminário Menor de São José em Fornos de Algodres, o Seminário Maior de Nossa Senhora da Esperança em Viseu, onde até há pouco tempo tínhamos os nossos seminaristas. Hoje,  a realidade é diferente, pois os  seminaristas da Diocese de Viseu, em número de cinco, estão no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. A vida comunitária e de formação que ali se vive destina-se aos seminaristas das Dioceses de Bragança-Miranda, Lamego e Guarda. A formação académica é ministrada na Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa em Braga.

5. Temos Seminário Maior, mas fora do território. Isto deve levar os cristãos a empenharem-se mais na oração pelas vocações sacerdotais, no despertar vocacional e no discernimento, para que aumente o número e a qualidade, criando na Diocese uma verdadeira cultura vocacional. Partilhemos também o nosso pão material para ajudarmos a formação dos novos padres, contribuindo generosamente no peditório do domingo dos Seminários que ocorre este ano no dia 18 de novembro. Rezemos em todas as Missas por esta intenção.

6. Faço-vos um apelo e confio na vossa generosidade, oração, partilha e testemunho cristão. Sem bons padres, bons consagrados e leigos uma diocese particular não se renova nem cumpre a sua missão diante de Deus. Pois todos somos chamados a uma vida nova no Espírito, que é uma vida de Santidade, como nos pede o Papa Francisco.

7. Rezemos para que com o exemplo de santidade e fidelidade de Maria, os nossos Seminários cumpram a sua missão e os nossos jovens sintam o apelo a serem sacerdotes para bem da Igreja e conforto da humanidade fragilizada. Rezemos também pelos professores e formadores dos nossos seminaristas e por todos os benfeitores do nosso Seminário.

Viseu, 6 de novembro de 2018

António Luciano dos Santos Costa – Bispo de Viseu