A Semana dos Seminários que estamos a viver em todas as comunidades cristãs, termina este domingo dia 18 de novembro. Que todos sejamos protagonistas no florescimento de novas vocações sacerdotais. Pela oração, pela partilha do pão e pelo testemunho de uma vida de fé coerente, todos contribuiremos para a vitalidade das vocações na igreja.

O despertar de uma vocação ao ministério ordenado é para nós hoje, diocese de Viseu, um compromisso assumido. O Seminário é uma força dinamizadora da Diocese, na medida em que todos promovermos uma verdadeira cultura vocacional, favorecendo na família, na escola, na catequese, nos movimentos de apostolado, nos ambientes onde se encontram os nossos jovens a vocação sacerdotal.

A este respeito, faz-nos sempre bem, lembrar as palavras de São João Paulo II: “Os padres são necessários, porque Cristo é necessário”. E porque é que Cristo é necessário? Porque Ele quer servir-se dos sacerdotes para libertar a pessoa humana de todas as suas escravidões, e anunciar-lhes a boa nova do Evangelho. Pedimos que os padres sejam homens de Deus e com as suas vidas se tornem sinal de proximidade junto dos mais pobres, dos explorados e oprimidos.

No encerramento da Semana dos Seminários, celebramos também o Dia Mundial dos Pobres. Vamos pedir ao Senhor, através da oração, que os nossos Seminários saibam formar discípulos missionários e que os nossos seminaristas aprendam a servir Jesus nos mais pobres e desfavorecidos. Tenhamos todos a coragem de seguir por este caminho.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

G.I./J.B.