Neste Domingo, último do ano litúrgico, D. António Luciano presidiu, na Catedral, às 11:00 horas, à Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, saudando e acolhendo o compromisso apostólico dos dirigentes e militantes dos Movimentos e Obras de Apostolado, que marcaram presença na celebração, com os seus estandartes.

“Reconheço, Senhor, e agradeço o Vosso Amor, que, pelo baptismo, me chama a tomar parte da Vossa Graça, na comunhão da Igreja; e pela confirmação me envia, com a força do Espírito Santo, a participar da missão da mesma Igreja”. Assim começava a oração do compromisso que os dirigentes rezaram, perante o Bispo da Diocese, afirmando também que “tenho a consciência de que sou chamado a impregnar e aperfeiçoar as realidades da vida – a educação, o trabalho, o lazer, a política, as relações sociais, a vida económica, tudo o que diz respeito à pessoa humana em sociedade, com os princípios do Evangelho”.

Na sua homilia, D. António explanou a identidade do Reino de Cristo, entusiasmando os presentes a acolherem no seu coração esse Reino e, em consequência, participarem na sua construção, como prometeram os dirigentes dos Movimentos, Associações e Obras de apostolado: – “Quero e prometo, com a Vossa Graça viver o meu empenho apostólico (…) e alimentar o meu entusiasmo apostólico com a mediação da Vossa Palavra e com a força da Vossa Eucaristia”.

Na procissão final, D. António ia abençoando a assembleia e pedindo a todos “bom apostolado” nas diversas realidades humanas, desde a família ao trabalho e desde o lazer à cultura.

G.I.