No âmbito da celebração do Dia Internacional das Cidades pela Vida – «Cidades contra a Pena de Morte» – a Comunidade de Sant’Egídio em Portugal promove, dia 29 deste mês, às 18h30, em Lisboa (Capela do Rato) uma conferência com Joaquin Martinez, um ex-condenado à pena de morte nos EUA.

Este ex-condenado esteve 5 anos no corredor da morte até ser considerado inocente, “vai estar em Portugal para dar o seu testemunho” sobre a realidade da pena de morte, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Dia Internacional Cidades pela Vida representa a “maior mobilização abolicionista a nível internacional, tendo como objetivo de estabelecer um diálogo entre a sociedade e os órgãos governação, com intuito de encontrar uma forma mais elevada e civilizada de justiça, capaz de finalmente renunciar à pena de morte e a qualquer tipo de violência”, acrescenta.

Este evento surgiu, pela primeira vez em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant’Egídio, para assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte da História, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana, em Itália, no dia 30 de Novembro de 1786.

G.I./Ecclesia:LFS

CategoryIgreja, Pastoral