O tempo do Advento inicia a vivência de um Novo Ano Litúrgico marcado pelo dinamismo da esperança messiânica do Senhor que vem para nos ajudar a preparar na liturgia a comemoração do seu nascimento.

Assim, o Advento como caminho de esperança, deve marcar o ritmo da nossa caminhada de fé conduzindo-nos ao mistério da Vida que vamos celebrar. A missão  confiada à Igreja, para mostrar ao mundo a plenitude da ”Vida em abundância”, leva-nos ao encontro com o Senhor que vem para salvar o seu povo. É esta espera em espírito de verdadeira fé e de renovada esperança que nos convida como cristãos a dizer: “Vem, Senhor Jesus”. As dinâmicas propostas pelo Secretariado da Pastoral Diocesana para a Catequese são ferramentas para ajudar as crianças, os jovens e todas as comunidades a viver este tempo de Advento como um verdadeiro caminho espiritual que nos conduz na vigilância, na oração e na esperança, às verdadeiras celebrações natalícias. É urgente levar cada pessoa humana, de modo especial os cristãos, a viver em caminhada sinodal, assumindo e testemunhando os valores do Reino: a justiça, a paz, o amor, a solidariedade, a fraternidade evangélica, a liberdade responsável, o diálogo aberto, a proximidade em compaixão, a escuta atenta do outro, a partilha dos bens  e de própria vida. Que o Senhor desça sobre nós como as gotas do orvalho. Que Ele desça do céu para renovar a vida pessoal de cada um de nós e a missão da própria Igreja. Diremos uma vez mais: Vinde, Senhor Jesus, nós esperamos a vossa vinda libertadora. Que a Virgem Maria, a Imaculada, a Senhora do Advento, a Mãe do Tempo Novo, marque o nosso caminhar de cristãos para prepararmos e vivermos com alegria o verdadeiro Natal de Jesus.

† António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.