O Museu Nacional Grão Vasco recebe, no próximo sábado, dia 1 de dezembro, às 15h, a conferência ‘A Talha Barroca na Diocese de Viseu: Beleza do Visível no Caminho para o Invisível’, por Fátima Eusébio, responsável pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu (DBCDV).

A conferência integra-se no programa comemorativo dos 10 anos do DBCDV. Após a mesma, é inaugurada a exposição ‘Cinco Obras, Cinco Mecenas’, no Tesouro na Catedral/Coro-Alto. O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu tem vindo a comemorar desde fevereiro dez anos de existência “ao serviço da Igreja”, com uma programação composto por um ciclo de conferências, exposições, o lançamento de obras, concertos e momentos musicais, roteiros, e ainda o lançamento do Guia do Tesouro da Catedral, do Guia da Casa Memorial Rita Amada de Jesus e a criação do Núcleo Museológico da Igreja do Carmo de Viseu. “Dez anos justificam uma programação especial e, por isso, desafiámo-nos a nós próprios a criar um programa especial”, afirmou na altura da apresentação do programa Fátima Eusébio, reconhecendo ser “o resultado também de múltiplas parcerias com várias instituições”. A conferência ‘A Talha Barroca na Diocese de Viseu: Beleza do Visível no Caminho para o Invisível’ encerra o ciclo de iniciativas dos 10 anos do DBCDV, um departamento que em 2008 trouxe “novas orientações ao património da Diocese, quer para a preservação do património com o inventário, quer com a vertente de dinamizar esse património tanto na perspetiva eclesial como na perspetiva cultural”, como assumiu a responsável.

G.I./J.B.:EA