Viagem «histórica» decorre de 3 a 5 de fevereiro de 2019.

O Papa Francisco vai visitar os Emirados Árabes Unidos, de 3 a 5 de fevereiro de 2019, para participar no encontro inter-religioso internacional sobre a ‘Fraternidade Humana’, anunciou hoje o Vaticano.

O convite partiu do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o xeque Mohammed bin Zayed e da Igreja nos Emirados, que acolhem mais de 250 mil trabalhadores estrangeiros católicos.

A viagem pontifícia vai ter como lema ‘Fazei de mim um instrumento da vossa paz’, frase retirada da oração de São Francisco de Assis, figura pioneira no diálogo entre cristãos e muçulmanos que está na origem do nome escolhido pelo atual Papa.

O logotipo apresenta uma pomba estilizada, em amarelo e branco, as cores do Vaticano, com um ramo de oliveira no bico, símbolo da paz, e a bandeira dos Emirados Árabes Unidos nas asas.

O Papa tinha recebido o príncipe herdeiro de Abu Dhabi em setembro de 2016, elogiando o seu compromisso contra a intolerância e na luta contra a pobreza.

Mohammed bin Zayed reagiu hoje ao anúncio da viagem de Francisco, o primeiro pontífice a visitar a Península Arábica, falando numa “visita histórica” que vista o “o diálogo sobre a coexistência pacífica entre os povos”.

“Os Emirados Árabes Unidos têm o prazer de receber Sua Santidade o Papa Francisco na próxima visita aos Emirados Árabes Unidos. Ele é um símbolo de paz, tolerância e promoção da fraternidade”, escreve, numa mensagem publicada na sua conta da rede social Twitter.

A Santa Sé e os Emirados têm relações diplomáticas desde 2007 e em 2010 o país arábe nomeou uma embaixadora no Vaticano, Hissa Al Otaiba.

Em junho deste ano, o Papa tinha elogiado o esforço dos Emirados Árabes Unidos para promover a tolerância e fortalecer o diálogo inter-religioso e a coexistência pacífica entre os povos do mundo.

Os Emiratos Árabes Unidos e a Fundação Varkey convidaram em 2016 as ‘Scholas Occurrentes’, um projeto criado pelo Papa, a organizar uma experiência-piloto com os jovens do Dubai, a primeira desta rede educativa promovida num país muçulmano.

Segundo o relatório 2018 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, os cristãos são 12,4% da população dos Emirados (9,2 milhões de pessoas); os muçulmanos, 76,7%, não têm direito a mudar de religião e a apostasia do Islamismo é punível com a morte.

Esta é já a terceira viagem pontifícia confirmada pelo Vaticano para o primeiro trimestre de 2019, somando-se às do Panamá (janeiro) e Marrocos (março).

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral