Já começou a campanha da Cáritas “Dez Milhões de Estrelas – um gesto pela paz”.
A Cáritas Diocesana de Viseu junta-se a 60 Cáritas nacionais e internacionais para promoverem em conjunto, durante este tempo de Advento e até ao Natal, a 16ª edição da Campanha: 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto de Paz.
A campanha focada na vivência mais verdadeira dos valores humanos e cristãos da celebração do Natal, apoiando os mais frágeis, conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, e consiste em desafiar cada pessoa a adquirir uma vela, pelo valor de um euro, nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes e na cadeia Pingo Doce, que continua a ser parceira desta ação.
Do total de verbas recolhidas, 65% destinam-se a apoiar a ação de cada Cáritas Diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados este ano para um projeto internacional, ‘Nutrir com Esperança”, da Cáritas da Venezuela, que tem como objetivo garantir o acesso à saúde e apoio nutricional a crianças até aos cinco anos e mulheres em situação de gravidez de risco.
No caso de Viseu, os 65% da verba angariada pela Cáritas Diocesana é destinada essencialmente às vítimas dos grandes incêndios de outubro de 2017. “Com 65% do valor que vamos angariar, entre outros apoios, entendemos continuar a apoiar as famílias que foram vítimas dos incêndios ocorridos em outubro de 2017, que de uma forma dramática atingiram a nossa Diocese”, adianta em comunicado o presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, Carlos Monteiro Marques, reconhecendo ainda ser “tão necessário” o apoio à Venezuela “neste momento de crise” que se vive naquele país.
A campanha culmina com o evento de iluminação da escadaria da Igreja dos Terceiros, marcado esta ano para dia 15 de dezembro.
G.I./J.B.:EA