O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, coordenado pela Doutora Fátima Eusébio, assinalou, este ano, o seu X Aniversário com um conjunto de iniciativas que encerram este sábado, no Museu da Santa Casa de Misericórdia da Viseu.

Às 15:30, será inaugurada uma Exposição de fotografias de Sara Augusto, que irá ficar patente até 10 de Março de 2019,no espaço museológico da Santa Casa, em frente à Catedral de Viseu.

O Departamento dos Bens Culturais da Diocese, além do trabalho de inventariação dos bens culturais de instituições e paróquias, tem desenvolvido intensa actividade de dinamização de um conjunto de iniciativas de que importa realçar a edição da História da Diocese, em três volumes, obra única, a nível nacional, envolvendo um vasto conjunto de investigadores, e que assinalou a data jubilar dos 500 anos da Dedicação da Catedral.

São dez anos de intenso e meritório trabalho, que tem merecido elogios de entidades e individualidades dedicadas a esta área do saber, colocando a Diocese de Viseu num lugar de destaque, no que toca à valorização e interpretação do seu património artístico, como instrumento de evangelização.

Esta Exposição encerra um conjunto de iniciativas, que incluíram visitas guiadas, palestras temáticas, e realização de trabalhos de estudo, restauro e preservação de peças de arte, algumas votadas ao abandono e recuperadas “in extremis”.

G.I.