O Tempo Litúrgico do Natal está prestes a terminar.

Tudo começou com a azáfama do Natal, a celebração do nascimento de Jesus que alegrou a Igreja e a humanidade: a realidade das luzes que se acenderam no horizonte das nossas aldeias, vilas e cidades; os presépios que se construíram; a magia das prendas que se partilharam; a família reunida em missão e projeto de vida à volta da mesa celebrando a festa do amor e da paz; a mensagem sempre atual da família de “Jesus, Maria e José”, com o seu exemplo de fé, de oração, de silêncio e de trabalho.

Amanheceu um Novo Ano 2019, com a proteção de Santa Maria, Mãe de Deus e Rainha da Paz. A Mensagem do Papa Francisco para o 52o Dia Mundial da Paz, atualíssima no conteúdo e interpelações, é ensinamento para estudar, refletir e levar ao quotidiano da vida humana nas mais diversas frentes da “polis”. É um documento para todos e para um bem maior de todos. Não esqueçamos o canto das janeiras e dos reis, tradições a valorizar e valores a partilhar.

Com a celebração da Epifania, vimos nós de novo também a sua Estrela. Foi ela a conduzir os Magos vindos de longe para, com alegria e felicidade, chegarem a Belém e se encontrarem com Jesus, o Salvador do mundo. Lembra-nos o evangelista que lhe ofereceram ouro, incenso e mirra, para o honrarem como Deus, como Rei e Homem por antonomásia

A Epifania é a festa da manifestação de Deus aos gentios. Também em Ano Missionário, porque na Epifania começa a missão de todos, a ação missionária da Igreja. Devemos, pois, voltar ao mundo, à família e à igreja por outro caminho, isto é, por um caminho novo de missão e de renovação pastoral.

No aniversário do “Jornal da Beira”, órgão oficial da diocese, desejo-lhe também os meus parabéns pelos seus 98 anos de vida.

Com alegria, vamos terminar o tempo do Natal celebrando o Batismo de Jesus e, recordando também o nosso batismo, tomamos consciência do que significa ser cristão no mundo de hoje. Como discípulos missionários enviados, vamos continuar com alegria a nossa missão de batizados, empenhados na vida da igreja e na construção de um mundo melhor e com mais beleza.

Inácio Larrañaga dizia: “Felizes os que não Te viram e acreditaram em Ti, felizes os que não contemplaram o Teu rosto e proclamaram a Tua divindade… Felizes os que viram a tua divina presença nos teus Enviados”.

Neste espírito renovado, continuemos todos a partilhar mensagens de boas novas e de sentimentos de paz para este Novo Ano 2019.

+ António Luciano, Bispo de Viseu