Realizou-se hoje, no Auditório do Centro Sócio-Pastoral, uma jornada interdiocesana de formação para catequistas das dioceses de Viseu, Lamego, Guarda, Coimbra e Aveiro.

O número de inscrições obrigou a mudar de local, pois o Auditório do Seminário não comportava todos os inscritos. Mais de duas centenas e meia de catequistas escutaram com grande interesse os formadores – Padre Manuel Queirós de Vila Real, Padre Paulo Alves, de Lamego e Alfredo Teixeira, de Lisboa.

D. António Luciano presidiu à abertura dos trabalhos, realçando a importância do ministério do catequista, na Igreja, para a transmissão da fé, em estreita colaboração com a família.

A importância da fé na vida das pessoas e a forma como ela se vai estruturando, ao longo dos anos que se vivem, foi realçada pelos palestrantes, destacando a necessidade de adaptar a linguagem e o modo de a comunicar. Mas, mais importante ainda, é a necessidade de conhecer e compreender a “experiência do mundo e a articulação das diversas dimensões do vivido” por cada um, nas diferentes idades do crer e da “cultura” que cada uma contém.

As “novas adolescências” estiveram no centro das atenções, porque elas, enquanto experiência social, se alongaram no tempo e ganharam, por um lado, maior autonomia de gestão das relações e do tempo, mas, por outro, total dependência material do mundo dos adultos.

Realce para o papel da família e das instituições na socialização e na transmissão da fé, tendo em conta a nova visão do mundo e a construção das relações interpessoais, na base da “confiança nas novas adolescências.

A “experiência de Deus” na adolescência, tendo em conta o crescimento e o conhecimento, foi abordada olhando para a Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente, servindo-se dela para a transmissão da fé, para a identificação com Jesus Cristo, servindo-se da Psicologia da Religião.

O encerramento dos trabalhos pertenceu a D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, que deixou palavras de entusiasmo aos catequistas, realçando a importância do serviço que prestam às suas comunidades, materializando a missão, que este Ano Missionário pretende colocar no centro da atenção dos cristãos.

G.I.