Missa inaugural antecede momentos centrais da jornada, com a presença do Papa Francisco.

Milhares de jovens dos cinco continentes, incluindo centenas de portugueses, participam hoje na Missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, na Cidade do Panamá.

O maior encontro mundial de jovens católicos, iniciado em 1986 por iniciativa do Papa São João Paulo II, decorre até domingo, pela primeira vez, num país da América Central.

O Panamá tem pouco mais de quatro milhões de habitantes, 88% dos quais católicos, e recebe o Papa Francisco esta quarta-feira, para cinco dias de visita.

Antes da JMJ, decorreram os chamados “Dias nas Dioceses” e um Encontro Mundial de jovens indígenas, que mobilizaram milhares de participantes, em particular da América Latina; da Europa, o grupo mais numeroso é o da Polónia, com 7500 pessoas, seguindo-se a Itália, com 1500.

A delegação portuguesa tem 318 participantes, entre jovens e voluntários, acompanhados por seis bispos.

A Diocese de Santa Maria de Antígua é a primeira da Igreja Católica em “terra firme” na América, fundada em 9 de setembro de 1513, pelo Papa Leão X, e a sua Catedral, restaurada com a intervenção de técnicos portugueses, vai ser elevada a Basílica.

O único Papa a ter visitado o Panamá, até hoje, foi João Paulo II, em março de 1983; o santo polaco um dos padroeiros da JMJ 2019, ao lado de Rosa de Lima, Óscar Romero, João Bosco, José Sanchez del Río, Juan Diego, Martinho de Porres e a Beata María Romero Meneses.

A chegada do Papa ao aeroporto internacional de Tocumen, no Panamá, está prevista para as 16h30 (21h30 em Lisboa) desta quarta-feira, depois de quase 13 horas de voo, numa extensão de 9500 quilómetros.

Em quase seis anos de pontificado, Francisco fez 25 viagens e visitas internacionais, nas quais passou por 38 países, entre eles Portugal, em maio de 2017.

O primeiro contacto do pontífice com os participantes na 34ª JMJ vai decorrer na cerimónia de boas-vindas marcada para quinta-feira, pelas 17h30 locais, no Campo Santa Maria la Antígua.

Na manhã do dia seguinte, o Papa preside a uma celebração penitencial, com jovens reclusos do Centro Correcional de Menores Las Garças de Pacora, uma localidade situada a 46 quilómetros da capital, Cidade do Panamá.

Nesse mesmo dia, depois de regressar de helicóptero à Nunciatura Apostólica, Francisco estará de novo, pelas 17h30, no Campo Santa Marta la Antígua, para presidir á Via-Sacra com os jovens.

Para sábado, estão reservados vários momentos de oração e celebração, com destaque para a dedicação do altar da Catedral-Basílica de Santa Maria la Antígua, às 09h15, e um almoço com jovens no Seminário Maior São José.

O dia termina com uma vigília de oração, no Campo São João Paulo II, com início previsto para as 18h30 locais (mais cinco em Lisboa).

A JMJ 2019 conclui-se no domingo, dia em que o Papa preside à Eucaristia de encerramento, às 8h00, igualmente no Campo São João Paulo II, e anuncia a cidade que vai acolher a próxima edição.

Pelas 10h45, o Papa argentino fará uma visita à Casa Lar do Bom Samaritano, com direito a uma nova intervenção, e às 16h30 será a vez de ir ao encontro dos voluntários que prestam apoio à JMJ, no Estádio Rommel Fernández, momento que marcará também a última intervenção pública de Francisco antes do regresso a Roma.

Esta é a terceira edição internacional da JMJ presidida pelo Papa Francisco, depois de Rio de Janeiro, em 2013, e de Cracóvia, em 2016.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral