Ao final da tarde de hoje, D. António Luciano presidiu à Eucaristia da Solenidade de S. Teotónio, com a Sé a registar a presença de muitos sacerdotes e diáconos, para além de muitas religiosas e alguns leigos, que preenchiam a ala central do templo.

Os diáconos permanentes renovaram as Promessas que fizeram no momento da sua Ordenação, há quase nove anos, neste mesmo local.

Na assembleia estavam também alguns leigos que frequentam a Escola Diocesana da Fé e se preparam para serem ordenados diáconos permanentes. Acompanhavam-nos as suas esposas e outros familiares, que transportaram até ao altar os dons do pão e do vinho para a celebração.

D. António Luciano teve para todos saudações afectuosas, realçando a importância da celebração do Padroeiro da Diocese e da Cidade de Viseu, exemplo de serviço dedicado e simples. Saudou especialmente D. Ilídio Leandro, bispo emérito de Viseu, que concelebrou, tendo-lhe agradecido “todo o trabalho que fez pela nossa Diocese”.

O Presidente do Município, Almeida Henriques, participou na celebração e a ele foram também dirigidas as saudações de D. António Luciano, bem como às outras Entidades presentes.

D. António, traçando brevemente a biografia de São Teotónio, realçou a dedicação do primeiro Santo português, que foi Prior da Sé de Viseu e conselheiro do nosso primeiro Rei.

Apontou o seu exemplo de “buscador de Deus”, apontando-o como exemplo aos jovens presentes, lembrando o seu espírito de permanente busca de novos desafios.

No final da celebração, que foi solenizada pelo Coro de São Teotónio, D. António Luciano formulou o desejo de que o ministério dos diáconos permanentes possa ser semente de novas vocações a esse ministério e serviço dedicado à Família, para que surjam mais famílias favoráveis ao crescimento de vocações de consagração.

G.I.