Terminaram hoje os “serões” da Semana Bíblica, que o Secretariado Diocesano da Educação Cristã organizou e que decorreu, desde segunda-feira, no Auditório do Seminário.

Tecendo  textos do Documento Final da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, com o diálogo de Jesus ressuscitado com os discípulos de Emaús, Juan Ambrosio realçou a importância do caminho da fé, que exige a experiência do “ouvir”, da “iluminação” e do “reconhecer”, partindo sempre do “amor das entranhas” com que Jesus se aproximou daqueles discípulos desalentados.

O orador realçou a importância da “chave de leitura” que permite perceber, que permite ler a realidade com uma “narrativa” coerente, ao mesmo tempo lógica e simbólica, para que a vida possa ser sentida “com sentido”. E este “sentido” foi explicado por Juan Ambrosio como um “plus” sapiencialmente activo, que nos faz sentir humanos, abertos ao futuro, sem medos, em comunidade, gerando alegria.

Realçou a importância dos textos sagrados, como “territórios de identidade”, que ajudam a descobrir o sentido e nos impulsionam para “partir imediatamente”, depois de abrirmos os olhos, para o exercício da “transformação” pessoal e comunitária.

Realçou, depois, a  importância da fé, que, sendo dom de Deus, deve ser acolhida pessoalmente, passando de um “cristianismo herdado” a um “cristianismo personalizado”, que se vive em comunidade, com sentido, e testemunhado no “serviço aos outros”, experimentando a comunhão, que gera e faz crescer a comunidade.

D. António Luciano agradeceu ao Secretariado a iniciativa desta Semana Bíblica e aos animadores destes “serões de iluminação do que a Palavra de Deus pode fazer na vivência da fé do cristão, transformando a sua vida”.

Apelando aos presentes que, para além da teoria, avancem para a prática, D. António agradeceu também a presença de todos e pediu que atraíssem outros para o trabalho pastoral, repartindo tarefas, pois muitos multiplicam a suas tarefas que, se forem “repartidas”, evitarão “duplos e triplos empregos”, dando trabalho aos que se acham nas periferias.

Pediu a todos o testemunho de uma Igreja adornada de autenticidade e alegria, em que a oração seja a alma da missão.

G.I.