O encontro nacional de catequese que se realiza de 10 a 13 de abril em Darque – Viana do Castelo tem como tema «Ajudar os catequistas a SER – uma missão diocesana prioritária».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, vai proferir a conferência inicial sobre «A formação de catequistas na missão diocesana», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

“Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista” por Luísa Boléo; “Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus” pelo padre José Henrique Pedrosa e “As dimensões essenciais da catequese contemporânea” pelo padre Tiago Neto e o diácono Paulo Campino são os temas das restantes palestras do dia 11 de abril.

O terceiro dia começa com uma preleção de Cristina Sá Carvalho sobre “Conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto” e de seguida o padre José António Gonçalves falará sobre “Aprender a explorar os itinerários catequéticos e o contributo formativo dos materiais para a catequese”.

“A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente” é o tema da conferência de encerramento proferida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo.

G.I./Ecclesia:LFS