Papa Francisco visita país africano entre 30 e 31 de março.

O Papa enviou hoje uma mensagem ao povo de Marrocos, país que vai visitar entre sábado e domingo, apresentando-se como “peregrino de paz e fraternidade”.

“Seguindo os passos do meu santo predecessor João Paulo II, vou como peregrino de paz e fraternidade, num mundo que delas tanto precisa”, refere Francisco, numa intervenção em vídeo.

Esta será a segunda visita de um Papa a Marrocos, nação que acolheu São João Paulo II, em 1985, no reinado de Hassan II.

Francisco apela ao diálogo entre cristãos e muçulmanos, agradecendo o convite do atual soberano marroquino, Mohammed VI, e a colaboração das autoridades locais.

“Acreditamos em Deus Criador e Misericordioso, que criou os homens e colocou-os no mundo, para que vivam como irmãos, respeitando-se nas suas diversidades e ajudando-se nas necessidades; Ele confiou-lhes a terra, casa comum de todos, a fim de a guardarem responsavelmente e conservarem para as gerações futuras”.

“Terei a alegria de partilhar diretamente convosco estas convicções, no nosso encontro em Rabat”, assinala o Papa.

Marrocos tem cerca de 23 mil católicos, que representam 0,07% da população.

“Esta viagem proporcionar-me-á a inestimável ocasião de visitar a comunidade cristã presente em Marrocos e encorajar o seu caminho. E encontrarei também os migrantes, que constituem um apelo a construirmos juntos um mundo mais justo e solidário”, adianta Francisco.

A visita do Papa a Marrocos acontece a celebração do oitavo centenário do histórico encontro entre São Francisco de Assis e o sultão al-Malik al-Kamil.

Antes, o pontífice esteve nos Emirados Árabes Unidos, entre 3 e 5 de fevereiro, onde assinou a Declaração de Abu Dhabi, apresentada como “histórica”, pelo Vaticano, que condena o terrorismo e a intolerância religiosa.

O voo que vai levar Francisco até Rabat, sai de Roma às 10h45 (menos uma hora em Lisboa), e aterra pelas 14h00, seguindo-se um acolhimento oficial; a cerimónia de bem-vindas está marcada para o Palácio Real, onde irá decorrer uma visita de cortesia ao rei Mohammed VI.

O encontro com o com a população, autoridades, sociedade civil e o corpo diplomático vai acontecer na esplanada da Mesquita Hassan.

O programa inclui uma visita ao mausoléu de Mohammed V e ao Instituto Mohammed VI dos Imãs e Pregadores de Marrocos.

A agenda de sábado encerra-se com um encontro com migrantes, na sede da Cáritas diocesana.

Já no domingo, o Papa visita o Centro Rural dos Serviços Sociais, de Témara; Francisco encontra-se ainda com os sacerdotes, religiosos, consagrados e com o Conselho ecuménico da Igreja, na catedral de Rabat.

Após a recitação do ângelus, decorre o almoço com o séquito papal; a Eucaristia no Parque Desportivo Príncipe Moulay Abdellah encerra a 28ª viagem internacional do atual pontificado, a terceira ao continente africano.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral