Ocorre em 13 de abril de 2019 o primeiro aniversário do restauro e inauguração da Capela de Nossa Senhora do Rosário de Leirados, a que presidiu D. Ilídio Pinto Leandro, acompanhado de padres diocesanos amigos do proprietário, Isaías Pinto e família.

Este primeiro aniversário ocorre muito próximo da Páscoa e coincide com o Domingo de Ramos, razão porque se antecipou para dia 13.

Durante o primeiro ano aberta ao culto, cumpriu-se a promessa e o objetivo do restauro, com várias celebrações. Assinalar este aniversário serve também para honrar Nossa Senhora do Rosário, com celebração da Eucaristia presidida por  D. Ilídio Pinto Leandro, bispo emérito da nossa diocese e animação litúrgica do Coral Lopes Morago, às 11 horas; pelas 16 horas, haverá concerto quaresmal na Igreja Paroquial de Sul, por vontade expressa do Pároco, Padre Lindoval.

A Capela é propriedade de Isaías Pinto e família, por herança de seus pais e dádiva dos seus irmãos. Começa-se a escrever sobre ela em 1758 sobre a forma de oratório, naquela casa senhorial, e em 1825 o visitador diz que “a Capela de Nossa Senhora do Rosário do lugar Leirados necessita de sacras”. Anote-se que estas e outras orientações foram cumpridas e registadas nesse mesmo ano (1825), pelo Administrador, como ficou registado.

Por volta de 1900 a casa é dividida por três herdeiros e começa a degradação, o abandono, as intempéries, a ruína e queda de dois terços da casa, sita em quinta cercada, provocou danos quase destruidores na Capela. Salvou-se pela competência profissional dos Bens Culturais da Diocese de Viseu – Doutoras Fátima Eusébio e Carla Rosado – e pelo apelo familiar que o proprietário sentiu e o enche de alegria.

O Coral Lopes Morago, da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Viseu, com o Ad Libitum, grupo mais jovem, congrega ex-seminaristas (padres incluídos). Com personalidade jurídica desde 26 de agosto de 1981, existia já alguns anos antes. Com o Ad Libitum já mostrou a sua arte em digressões por Alemanha, Espanha e por todo o páis, incluindo Madeira e estúdios da RTP. Apresenta autores viseenses como Lopes Morago, Cónego Barreiros, Tenente Manuel Joaquim e novos talentos surgidos no próprio elenco dos grupos, nomeadamente o Ad Libitum.

O concerto, às 16 horas terá órgão e flauta, e iniciativas semelhantes podem ser realizadas, a pedido de outras instituições, em datas a acertar.

G.I./J.B.:Isaías Pinto

CategoryPastoral