1.Somos o povo do Senhor a caminho da Páscoa.

Continuando a nossa Quaresma rumo à meta, “CRISTO, NOSSA ESPERANÇA, ESTÁ VIVO e é a mais formosa juventude deste mundo. Tudo aquilo que Ele toca torna-se jovem, faz-se novo, enche-se de vida. Então, as palavras que quero dirigir a cada um dos jovens cristãos são: Ele vive e quer-te vivo!” (Exortação aos jovens, Cristo Vive nº 1)

Vim hoje aqui caros jovens e meus irmãos e irmãs na fé para dar início a este caminho espiritual, que com Cristo que vive em nós e para nós experimentemos o Dia Mundial da Juventude como elemento dinamizador da vivência da fé do Domingo de Ramos e da experiência da Semana Santa como dom para celebrarmos com alegria e entusiasmo o Tríduo Pascal. Chegarmos à Páscoa pela mão de Jesus Cristo, que se ofereceu voluntariamente ao aceitar a morte na cruz, entregando-nos a verdadeira vida. Ele vive verdadeiramente.

Que todos nos enchamos do mesmo espírito de caridade que levou Jesus Cristo a entregar-se voluntariamente à morte por cada um de nós. Este é também um convite do Papa Francisco, que eu hoje também reforço. Como em Gedeão, “reconhecemos a sinceridade dos jovens, que não costumam adocicar a realidade. Quando lhe foi dito que o Senhor estava com ele, respondeu: “Se o Senhor está connosco, então porque é que nos aconteceu tudo isto?” (Jz 6,3). Estas palavras devem também ajudar os nossos jovens hoje, a verem Deus presente em todas as circunstâncias da sua vida. Que a Exortação do Papa Francisco, que hoje tenho a graça de vos apresentar, vos ajude a todos a encontrar em “Cristo” Aquele que “Vive”, o que está sempre connosco, que nunca nos abandona e é o nosso melhor amigo.

2.Convido-vos a um conhecimento maior de Cristo, “o meu Senhor,” razão de ser da nossa fé, da nossa vida, do nosso testemunho de Jovens e famílias cristãs. Desta Igreja onde ecoa para nós o chamamento de Cristo, ao iniciarmos o tempo da Paixão, abraçados como São Francisco de Assis ao Crucificado, queremos deixar-nos como ele transformar e inquietar por Jesus, para depois verdadeiramente O contemplarmos, seguindo-O.

3. O perdão da mulher pecadora mostra-nos como Jesus é rico em misericórdia, perdoa sempre os nossos pecados e quer o bem dos pecadores. Por isso, proclamamos o Senhor fez maravilhas em favor do seu povo. Ele quer fazer maravilhas em cada um de nós. Venho agradecer o convite que me foi feito para presidir à celebração da procissão de Sexta-Feira Santa, apresentando aos nossos jovens a Exortação Viver em Cristo. Que todos sejamos capazes de percorrer o caminho da Paixão com fé, fidelidade e esperança.

Igreja dos Terceiros,  7 de abril de 2019

D. António Luciano, Bispo de Viseu