Decisão do Conselho Nacional de Representantes.

O Conselho Nacional de Representantes do Corpo Nacional de Escutas (CNE) aprovou, por “unanimidade”, a nova política “Escutismo Movimento Seguro”.

O documento orientador assume o princípio de “uma cultura de respeito pela privacidade e intimidade de cada indivíduo, em todas as circunstâncias”.

A política determina que o CNE ofereça espaços de dormida diferenciados para adultos e crianças ou jovens, sublinhando “a relação educativa entre adultos e jovens como incompatível com a existência de relacionamento íntimo entre os mesmos”.

O movimento “rejeita a existência de relações inapropriadas e reage proativamente em casos de assédio ou abuso”, obrigando-se a “reportar situações que infrinjam a legalidade”.

“A proteção da criança e do jovem é um dever de toda sociedade. O Corpo Nacional de Escutas, enquanto maior movimento de educação não-formal da juventude em Portugal, garante a proteção e a segurança dos seus elementos”, pode ler-se.

O CNE instrui ainda os seus responsáveis sobre a necessidade de os escuteiros (crianças, jovens e adultos) estarem “familiarizados com as regras de segurança e sã convivência, de modo a poderem reconhecer e evitar situações de risco”.

O encontro do Conselho Nacional de Representantes do CNE decorreu este sábado, em Fátima, tendo ainda abordado o projeto ‘MyPolis’, “um projeto de jovens, para jovens com o intuito de criar ainda maior envolvimento com a vida e as decisões políticas”.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral