Bispos e Sacerdotes da Diocese do Porto em visita social e cultural.

O Bispo da nossa diocese, D. António Luciano, recebeu, na passada terça-feira de manhã, 9 de julho, na Casa Episcopal, a visita de D. Pio Alves e de D. Armando Domingues, Bispos Auxiliares da Diocese do Porto, acompanhando um grupo de sacerdotes das Vigararias da Maia e de Penafiel.

Como referiu D. Armando Domingues, neste seu regresso momentâneo à Diocese de Viseu, “no final do ano as vigararias costumam fazer uma dia de convívio, numa visita, também de âmbito cultural, numa outra cidade ou numa outra diocese. Desta vez as vigararias [da Maia seguida por D. Armando,  e de Penafiel seguida por D. Pio] lembraram-se de vir a Viseu. Sem combinarmos, demos conta que vínhamos para Viseu todos juntos. Um grupo almoça aqui em Viseu e um outro vai comer um cabrito à aldeia da Pena, no São Macário, e sai depois por Arouca”.

D. Armando Domingues, questionado sobre a forma como está a viver esta missão de Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, respondeu que está a ser vivido “como um grande desafio, como eu já esperava no início. O Porto é muito grande, grande em tudo, é uma grande Diocese com grande gente. Tem sido muito interessante e tenho sido muito bem acolhido. O relacionamento com os Bispos e os Sacerdotes tem sido fantástico e o resto vai tudo atrás”, finalizou.

D. António Luciano acolheu os Bispos e Sacerdotes portuenses no átrio da Casa Episcopal, guiando-os, numa rápida visita aos diferentes Serviços Diocesanos. Na cafetaria, aconteceu um momento de confraternização, transmitindo a sua alegria por este momento, dando mesmo dois calorosos abraços aos Bispos D. Pio Alves e D. Armando Domingues. Para o Bispo viseense “este encontro significa a Igreja viva e dinâmica onde os Pastores têm uma missão importante. Estes Padres da Diocese do Porto, com os Bispos D. Pio e D. Armando, vieram visitar a cidade e a Diocese de Viseu. Também quiseram visitar o seu Bispo e acolhemo-los aqui na Casa Episcopal com muita alegria e esperança. No fundo, é um sinal de que a Igreja também cresce com estes encontros e com esta abertura de horizontes que também nos faz ver a vida de modo diferente”, referiu o Prelado.

G.I./J.B.:PBA