Na peregrinação internacional a Roma, momento alto das celebrações dos 175 anos da fundação do Apostolado da Oração (A.O.), a nossa diocese fez-se representar pela Direção Diocesana acompanhada por um bom grupo de associados.

Entre os cerca de 6.000 que tiveram o privilégio de participar na audiência privada com o Papa Francisco, estavam os visienses, no conjunto dos cerca de 200 portugueses, naquela manhã tão quente – como foi o dia 28 de junho – em que a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Este dia foi dedicado às atividades internacionais de celebração dos 175 Anos de Fundação do A. O. A entrada na Aula Paulo VI obrigava à apresentação do bilhete de ingresso. Aguardado pelos presentes, o Papa foi recebido com aclamações de alegria e muitas palmas. Após a apresentação dos vários continentes e respectivos países, o Santo Padre agradeceu a todos. Afirmou que podemos continuar a chamar Apostolado da Oração a este Movimento, agora conhecido por Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP). Esta Rede Mundial permite rezar juntos em qualquer lugar do mundo e onde quer que estejamos: “Podem entrar nela todos aqueles que quiserem rezar comigo pela missão da Igreja e pelos desafios que a humanidade enfrenta hoje”. Lembrou ainda que o mundo precisa muito da nossa oração.

O Papa propõe mensalmente as suas intenções de oração, agora também pela via digital, tendo esta Obra a missão de motivar e mobilizar os cristãos para uma relação pessoal com Jesus. Agradeceu à Companhia de Jesus pelo seu empenho nesta missão e seguidamente a todos os presentes oriundos de muitos países e lugares distantes da Europa, como a África com particular destaque para Angola e Moçambique, e a América com destaque para o Brasil. Deu os parabéns a todos, pedindo-lhe “coragem e continuai a rezar comigo! Sabei que este convite é-nos feito pelo Sagrado Coração de Jesus que disse: “Vinde a Mim todos os que andais oprimidos e cansados”.

“É este o caminho que Jesus continua a indicar ao mundo inteiro e principalmente a esta Europa, lugar onde à 175 nasceu o Apostolado da Oração, que nos é tão querido”.  No final da tarde foi celebrada a Eucaristia Internacional da solenidade.

A peregrinação proporcionou a visita à Basílica de S. Pedro, aos Museus do Vaticano, e a muitos e variados lugares históricos de Roma, à cidade natal de S. Francisco e Santa Clara, em Assis.

O Padre Manuel Morujão, da Companhia de Jesus, visiense, juntou-se ao grupo, que sentiu muito honrado com o gesto.

A Direcção Diocesana do A. O. está a preparar o enceramento das comemorações, prevendo-se uma peregrinação a Fátima, nos próximos dias 19 e 20 de outubro.

G.I./J.B.:Ir. Madalena/ Direção Diocesana,