Às onze horas de hoje, a Igreja de S. João do Monte encheu-se de fiéis das três paróquias que o Padre António José Figueiredo Marques cuida, para celebrarem os 50 anos de vida sacerdotal, servindo a população serrana do Caramulo que ali vive.

Para além de D. António Luciano, que presidiu, estava também D. Ilídio Leandro, bispo emérito, o Vigário-Geral, Cón. Carlos Casal, os sacerdotes naturais de S. João do Monte (Padres António Felisberto, Manuel Alberto e António Ferreira Duarte), além de outros do Arciprestado de Besteiros. Os Presidentes de Câmara de Tondela e de Oliveira de Frades também participaram na celebração da Eucaristia de acção de graças e louvor, ladeados pelos Presidentes de Junta, bem como no almoço festivo.

Associações de animação social e desportiva locais, bem como de apostolado e animação paroquial estiveram presentes, realçando-se o Rancho Folclórico trajado a rigor e que entregou lembranças fabricadas no típico burel serrano.

O Padre António José, no início da celebração, com alguma emoção, recordou o seu percurso de vida, fazendo uma análise social e antropológica das mudanças registadas ao longo destes 50 anos e agradeceu o respeitoso carinho que as populações que serve sempre lhe manifestaram.

D. António Luciano, na mesma linha, pronunciou uma homilia em que agradeceu ao Padre António José e à sua família, ali presente, o serviço dedicado e generoso prestado a esta porção do povo de Deus, lembrando a todos a importância e necessidade de rezarem pelos sacerdotes e pelo seu Bispo, pedindo também a Deus que suscite muitas vocações de consagração ao serviço da Igreja. Serviço prestado à maneira do bom samaritano, que se abeirou, sem preconceitos e cheio de misericórdia, daquele que estava meio-morto à beira do caminho, maltratado por salteadores.

No final da Eucaristia, que foi animada pelo Grupo Coral local, foram entregues lembranças ao homenageado e aos senhores Bispos. Os participantes deslocaram-se para um pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Paranho de Arca, uma das paróquias do Padre António, aí sendo servido o almoço a três centenas de convivas, que se haviam inscrito para o mesmo.

O ambiente de toda a jornada foi de festiva alegria, com todos agradecidos pela entrega generosa deste sacerdote que, há 50 anos, fez das populações de Mosteirinho, São João do Monte e Paranho de Arca a sua família, servindo, sem reservas, crianças, jovens e idosos, em estreita colaboração com os dirigentes das instituições e autarquias locais, na busca do bem comum.

G.I.