A ACR reuniu a sua IX Assembleia Nacional de Delegados, no Seminário Diocesano de Leiria, nos passados dias 13 e 14 de julho.

Após a avaliação da situação atual do Movimento e a leitura prospetiva da realidade presente, com a ajuda dos

convidados Dr. António Marujo e D. Armando Esteves Domingues, foram lançados

desafios à Igreja e ao Movimento.

110 delegados participaram nos trabalhos, concluindo que a ecologia integral, para a qual o Papa Francisco vem sensibilizando a Igreja e a sociedade, com a Encíclica Laudato Si’, tem que fazer parte da vida e dos problemas concretos das pessoas.

As paróquias e Movimentos devem ser voz sonante, agitando as consciências das comunidades, pois alhear-se dos problemas das pessoas e do planeta acaba por transformar-se em forma de violência, lembra o comunicado final.

Os jovens devem ter o seu protagonismo nos caminhos da Igreja, que deve apoiá-los nas suas iniciativas, fazendo caminho intergeracional, pois a evangelização requer redes comunitárias, recorda o mesmo comunicado.

Procurar novas linguagens e novos lugares de evangelização, indo ao encontro das pessoas, exige investimento na formação integral dos cristãos militantes, que devem agir, com base na Doutrina Social da Igreja (DSI), colocando em prática a revisão de vida, assumindo o papel essencial dos leigos, em comunhão com a Igreja e trabalhando com os outros Movimentos Eclesiais e com a sociedade civil, recordam.

Nesta Assembleia foi eleita a nova Equipa Nacional que até 2022, conduzirá e dinamizará a Acção Católica Rural.

G.I.

CategoryIgreja, Pastoral