Faleceu hoje, no Centro Sócio-Pastoral Diocesano, onde residia, o Padre António da Rocha Freirinha, que nasceu na freguesia e paróquia de Pinho, S. Pedro do Sul, a 14 de novembro de 1931.

Frequentou os Seminários da diocese de Viseu, sendo ordenado sacerdote na Sé de Viseu a 25 de março de 1956.

Iniciou as suas responsabilidades pastorais como sub-director do Lar-Escola de Santo António, em Viseu.

De agosto de 1961 até 1970 foi pároco de Carvalhal Redondo tendo também à sua responsabilidade a capelania das minas da Urgeiriça. Veio ainda a ser pároco de Oliveira do Conde, acumulando com a capelania e assistência regional da A. C. R.; e como responsável pela pastoral da juventude no arciprestado de Nelas.

De 1967 a 1972 foi professor  de Moral na Escola Técnica do Dão e, de 1972 a 1976 professor na Escola Preparatória de Nelas.

De outubro de 1975 a outubro de 1978 frequentou a Faculdade de Direito Canónico na Universidade de Navarra, em Espanha, onde obteve a licenciatura em Direito Canónico.

A partir dessa data e até outubro de 1988 foi pároco de Antas, Casal Vasco e São João da Fresta, sendo arcipreste durante 3 anos e delegado no Arciprestado de Fornos de Algodres para a Juventude.

De 1987 a 1991 foi Presidente da Direcção da Fraternidade Sacerdotal e membro do Conselho Presbiteral.

A partir de 19 de setembro 1988, durante dez anos, foi pároco de Vouzela e Capelão do Hospital da mesma vila, sendo também professor de EMRC na. Escola Preparatória de Vouzela, acumulando, no ano seguinte a mesma função na Escola Secundária.

De 1990 a 1996 foi professor na Escola Secundária Alves Martins e vice-oficial do Tribunal Diocesano de Viseu.

De 1995 a 1997 foi administrador paroquial de Carvalhal de Vermilhas, deixando, em Setembro de 1998, as funções de pároco, entrando em ano sabático.

Foi Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos e, em Agosto de 2002 foi nomeado Vigário Judicial Adjunto por mais um triénio, sendo nomeado também Juíz do Tribunal Diocesano de Viseu.

Em Dezembro de 2002 foi eleito por um triénio Presidente da Assembleia Geral da Fraternidade Sacerdotal, sendo também nomeado, em Janeiro de 2003 Reitor da Igreja do Carmo, em Viseu, função que exerceu até setembro de 2007.

Amanhã, às 9;30, será celebrada Eucaristia na Capela do Centro Sócio- Pastoral. Depois, o corpo será transladado para Pinho, onde se celebrarão exéquias solenes, às 15:00 horas, na Igreja Paroquial. Será sepultado no cemitério local.

G.I.