A Palavra do Pastor publicada no Jornal da Beira desta semana lembra o sentido e importância da DEDICAÇÃO DA CATEDRAL. Reproduzimos o texto:

DEDICAÇÃO DA CATEDRAL

1. A Igreja Sacramento Universal de Salvação, nascida do lado de Cristo, coração aberto no Calvário pela lança do soldado, manifestou-se ao mundo no dia de Pentecostes. Do coração de Cristo trespassado jorrou sangue e água, sinal da vida nova que é oferecida à humanidade nos Sacramentos do Batismo e da Eucaristia, de onde brota toda a vida divina e espiritualidade da Igreja.

Por isso tem a missão de ensinar, santificar e governar o povo de Deus através do mandato que lhe foi confiado. “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura, todo aquele que acreditar e for batizado será salvo”. É deste mandato missionário que a Igreja se torna presente em todos os tempos e lugares.

2. Também esta boa notícia que é “Alegria do Evangelho” chegou às terras de Viseu através da missão e do testemunho dos sucessores dos apóstolos. Aqui transformaram, com palavras e obras, um povo em Igreja, reunida em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em assembleia animada pela fé cristã, dando origem a uma “pequena Igreja doméstica”.

Com este testemunho dos crentes se constrói a Casa da Igreja, que é hoje, depois de tantos séculos, a nossa bela e vetusta Catedral de Viseu, dedicada a Santa Maria Maior, Igreja Mãe da Diocese. Vivamos este dia em ação de graças, gratidão e em clima de festa.

No próximo dia 23 de julho de 2019, pelas 18.00 horas todos os fiéis são convidados para a celebração solene da Eucaristia da Dedicação deste templo. Somos um povo que caminha junto em experiência sinodal, um povo em missão evangelizadora, um povo em comunhão, um povo em unidade, um povo em renovação. Somos a Igreja de Cristo, “Ele é a Cabeça da Igreja”, nós somos os seus membros em festa de louvor e ação de graças à Santíssima Trindade. Somos um povo que escuta a Palavra de Deus em caminhada de conversão pastoral e atenta às periferias.

3. Dou graças a Deus por neste dia ter ocorrido a Ordenação Episcopal e Tomada de Posse do Ex.mo e Reverendíssimo Senhor D. Ilídio Pinto Leandro, nosso querido Bispo Emérito, por quem damos graças a Deus e por quem rezamos para que Deus lhe dê muita saúde e longos anos de vida e ministério. Parabéns! “Ad multos annus”!

4. Peço-vos que rezemos também por todos os sacerdotes e diáconos que neste dia celebram o aniversário da sua ordenação, para que Deus os ajude a todos no exercício do seu ministério. Muitos parabéns! Rezemos pela sua santificação e fecundo ministério ao serviço da Igreja e das comunidades e serviços que lhe estão confiados.

5. Peço ao povo santo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade, que não se esqueçam deste vosso Pastor e Bispo. Rezem por mim, neste primeiro aniversário de presença no meio de vós. Eu, de coração agradecido, também darei graças por cada um de vós: Bispo Emérito, Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, Consagrados (as), de vida ativa ou contemplativa, membros de Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica, Membros de Institutos Seculares, Movimentos Apostólicos, todos vós famílias, crianças, jovens, idosos e doentes. A todas as pessoas de bem que vivem nestas terras. Peço a todos a generosidade da oração e da colaboração para que todo o povo de Deus consagrado ao Senhor nesta Diocese não deixe de implorar do céu as graças para no meio de vós viver o exemplo de S. Teotónio, da Beata Rita Amada de Jesus, inspirando-me cada vez mais nas palavras de Santo Agostinho: “Convosco sou cristão, para vós sou Bispo”. Convido a todos a reunirmo-nos à volta do altar da nossa Catedral para celebrarmos festivamente a Eucaristia.  Com o perfume da unção espiritual, da oração e da nossa caridade fraterna este altar seja sempre um lugar sagrado, centro aglutinador duma Igreja viva sempre unida ao Bispo na Igreja Mãe da Diocese e em todos os seus espaços e lugares´.

6. Por último, lembramos todos que se encontram a gozar merecidas férias, os que as não podem gozar, os que nestes dias peregrinam até Santiago de Compostela para que façam uma bela peregrinação no rasto do exemplo e testemunho do Santo Apóstolo que “ lembra que a fé sem obras é morta”.

No dia 26, memória de São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, vamos lembrar os avós. Esse dia é o dia dos “Avós”. Parabéns por tão grande dom! Ajudai os vossos netos e ajudai-os na caminhada da fé. Ajudai também os vossos filhos a serem bons filhos. Todos, avós, pais e filhos e netos a serdes boas famílias. Também eu rezo por vós e peço a Deus que vos ajude e abençoe. Parabéns, caros avós, por estardes a cumprir com amor e compaixão a vossa missão.

† António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.