As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) – Portugal vão promover a sua jornada de estudos, com o tema ‘Batizados e enviados – A missão evangelizadora do cristão’, nos dias 28 e 29 de setembro, no Seminário Verbo Divino, em Fátima.

A OMP Portugal informa que as jornadas missionárias nacionais têm como objetivo “avaliar o percurso missionário feito” e “incendiar de espírito missionário” do novo ano pastoral que começa, ” às portas de outubro, mês Missionário por excelência”.

O encontro começa com a intervenção do presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda, que vau apresentar o tema ‘Batizados e Enviados. A Igreja de Cristo em Missão no mundo. Porquê? Para quê?’, às 10h15.

Às 11h45, o padre Eloy Bueno de la Fuente, professor catedrático da Facultade de Teologia de Burgos, vai falar da Missão como “intimidade itinerante”(EG 23) nas igrejas locais com vista à construção de “uma nova terra e novos céus”(Ap 21).

No dia 28 de setembro, há mais duas intervenções, da parte da tarde, com o padre José Antunes da Silva – ‘Missão intercultural. Como derrubar os muros da hostilidade que nos separam? (cf. Ef 2,14)’ – às 16h00, e depois o bispo de Lamego, D. António Couto, vai explicar ‘como recuperar o eco de Pentecostes? O Espírito que se manifesta como força que convida a ir sempre mais além’, a partir das 17h30ç.

O programa do segundo e último dia de jornadas conta com uma intervenção de D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, com o tema ‘Da Eucaristia à Missão. Para uma Pastoral missionária “em saída”’, às 10h15, e termina com a Eucaristia de envio e apresentação de conclusões, que começa às 11h45.

As Obras Missionárias Pontifícias informam que o dia 16 de setembro é a data limite para as inscrições nas Jornadas Missionárias 2019.

G.I./Ecclesia:CB