Contemplar e lembrar Maria na glória do céu faz-nos bem ao nosso ser de cristãos e revigora a nossa fé para acreditarmos na “Palavra de Deus” como Ela.

Maria continua a Sua missão de Mãe cuidando de cada um de nós, intercedendo por nós, não se esquecendo de nós a partir da glória que no Céu goza junto de Deus.

Ela é uma Mãe atenta, solícita e próxima dos irmãos de seu Filho, sempre disponível para vir em auxílio das nossas necessidades. Ela mostra-nos sempre o seu amor de Mãe. Nós devemos escutá-la, imitá-la na oração, vivendo as suas virtudes na nossa vida. Neste mês de agosto, Maria manifesta-nos a grandeza da sua maternidade e da sua glória nas mais diversas manifestações.

No dia 5 de agosto, a liturgia celebrou a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior em Roma, a primeira igreja do Ocidente dedicada a Nossa Senhora, com o título de Santa Maria Maior. Daí derivaram muitas das invocações dadas a Nossa Senhora. Entre elas ficou célebre o título de “Salus Populi Romani”, “Nossa Senhora das Neves”… Em Portugal, serão poucas as localidades onde não se celebre, este mês, as glórias e louvores de Maria expressos nos mais diversos títulos e expressões. Lembra-nos o Concílio Vaticano II o seguinte: “Com seu amor de Mãe, cuida dos irmãos de seu Filho, que ainda peregrinam e se debatem entre perigos e angústias, até que sejam conduzidos à Pátria feliz. Por isso, a Santíssima Virgem é invocada na Igreja com os títulos de Advogada, Auxiliadora, Amparo e Medianeira” (LG 62).

No dia 15 de agosto, a Igreja celebra com Solenidade a Assunção de Nossa Senhora ao Céu, em corpo e alma.

É uma Festa que marca profundamente a vida dos cristãos, da Igreja e das nossas comunidades. A Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, do Papa Pio XII, contemplando a santidade, esplendor e glória do corpo da Virgem Maria, proclama, na Bula do privilégio da Assunção de Maria ao Céu, o Seguinte: “Assim, a augusta Mãe de Deus, unida de modo misterioso a Jesus Cristo (…) como suprema coroa dos seus privilégios, foi por fim preservada da corrupção do sepulcro e, tendo vencido a morte como seu Filho, foi elevada em corpo e alma à glória do Céu, onde resplandece como Rainha à direita de seu Filho, rei imortal dos séculos”.

Vivamos estas festas de Maria, nas nossas famílias e comunidades, com verdadeiro espírito de fé, de oração e de ação de graças. Que Maria, lá do Céu junto de seu Filho, nos proteja para a celebrarmos também no dia 22 de agosto com o título de Virgem Santa Maria, Rainha. Como Mãe e Rainha, olhe por nós com o seu cuidado materno e nos ensine a sermos verdadeiros discípulos missionários de seu Filho, trabalhando incansavelmente pelo maior bem da Igreja e da Humanidade. Que a Senhora do Altar Mor da nossa Catedral, a Senhora da Assunção, nos ajude a fazer o caminho da santidade que nos  leva à glória do Céu. A Virgem Santíssima, a Mãe resplandecente de glória, abençoe os fiéis desta nossa querida Diocese de Viseu, que a Ela nos confiamos.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.