O Departamento Nacional da Pastoral Familiar está a preparar a sua 31ª Jornada Nacional, marcada para o dia 28 de setembro, e que terá lugar em Fátima, no Edifício Paulo VI, estando aberta a todo o Povo de Deus.

Aborda o capítulo VI da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, concretamente propondo uma reflexão: “Discernir o acompanhamento dos casais novos”. Tem como objectivo sensibilizar para a importância, a necessidade e a urgência do acompanhamento dos casais jovens, a partir da criação de estruturas paroquiais e outras, sustentadas por casais de vida cristã com capacidade para acolher, acompanhar e inserir na vida da Igreja, em linha com as preocupações do Papa Francisco e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Destacamos do programa:

1º) – A conferência, “_ACOMPANHAMENTO DOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA MATRIMONIAL_”, a cargo do P. Miguel Almeida, jesuíta.

2º) – “EXPERIÊNCIAS DE ACOMPANHAMENTO DE CASAIS JOVENS, FINALIZANDO COM O TESTEMUNHO DE UM CASAL JOVEM QUE BENEFICIOU DESSE SERVIÇO”.

3º) – “_A ARTE DE AJUDAR OS CASAIS JOVENS: ACOLHER – MOTIVAR – ENVOLVER_”, pelo P. João de Deus Costa Jorge, pároco e psicólogo, tendo em conta três momentos em que os casais jovens procuram a Igreja:

1. a) – a quando do matrimónio
  2. b) – para pedir o baptismo para o filhos
  3. c) – para a primeira comunhão

4º) – “_TRABALHO DE GRUPOS_”, donde se esperam algumas propostas concretas quanto ao objectivo da Jornada.

A divulgação e participação nesta ação de formação tocar e formar consciências para que a Igreja passe a dedicar mais tempo aos casais jovens.

As inscrições decorrem junto dos Secretariados Diocesanos da Pastoral  Familiar até ao dia 15 de setembro.

G.I./J.B.: DNPFamiliar -Manuel Marques