Bem perto da cidade de Viseu, desenvolve-se um projeto catequético e familiar, inovador e pioneiro na nossa diocese.

É na paróquia de Orgens e funciona em paralelo com a catequese dita “tradicional” composta por grupos até ao 10º ano, a catequese familiar.

O projeto iniciou-se no ano pastoral 2018-19, com o tema “família faz-te à missão”. E a missão foi mesmo aceite, inspirada num projecto semelhante,a funcionar em Alcobaça.

Apresentado aos pais que naquele ano inscreveram os seus filhos na catequese da paróquia de Orgens, pais e catequistas embarcaram nesta aventura pela primeira vez, e as famílias sentiram que estavam a “dar consentimento” e que eram fundamentais para que o propósito avançasse. Ninguém quis ficar fora da barca.

Os principais objetivos eram conseguir uma maior participação e integração da família na estrutura da igreja e na realização da sua missão de evangelizar, com o envolvimento e a responsabilização das famílias na educação cristã dos seus filhos. Conseguia-se também a formação cristã dos pais, com participação activa na dinâmica da paróquia.

Este modelo de catequese é preparado e concretizado quinzenalmente, com crianças e pais a trabalharem com catequistas em salas separadas. As crianças recebem uma catequese e os pais trabalham à volta da sessão da catequese que se realizará na sessão seguinte. Durante a semana em que não se reúnem, os pais são convidados a desmontar e perceber o que aprenderam, da forma que melhor sabem, no seu ambiente familiar.

Os catequistas que trabalham com os pais têm por base o mesmo catecismo que os catequistas dos filhos, mas preparam os seus próprios materiais e teores que pretendem transmitir, fazendo uma leitura do grupo e das suas necessidades e utilizam materiais como: folhas guião com sugestões para casa, pequenos vídeos e textos para meditação e partilha, a Bíblia e todas as experiencias pessoais que se manifestem pertinentes. A catequese familiar também tem uma componente de análise da realidade a que se destina, o que faz com que o modelo não seja norma. Faz-se a leitura da realidade de cada paróquia e das necessidades dos pais e da comunidade.

Este modelo de catequese exige dos catequistas criatividade, atenção aos sinais transmitidos pelos pais, linguagem acessível, humildade e convicção de que se trata de uma catequese com os pais e não para os pais, já que no fundo, é fazer catequese em família.

Na sessão quinzenal seguinte os catequistas fazem uma apreciação da catequese desenvolvida em casa, verificando e acompanhando as dificuldades sentidas e as conquistas vividas. A catequese familiar comporta também momentos celebrativos em comum, com pais e filhos em clima de oração festiva.

O projeto envolve as crianças na etapa catequética da infância, ao longo de três anos, proporcionando um crescente fortalecimento individual da fé e o sentimento de pertença à comunidade cristã, comprometendo-se nas diversas actividades pastorais existentes, nomeadamente a pastoral familiar e quem sabe como futuros catequistas de pais, com o seu testemunho.

Após o primeiro ano, este projeto tem um saldo muito positivo nos objetivos inicialmente propostos, com a maioria dos pais a integrarem esta catequese familiar e a mostrarem muito entusiasmo no seu testemunho, inclusivamente na assiduidade á Eucaristia dominical.

Está prestes a iniciar-se o segundo ano deste projeto da catequese familiar, com dois grupos.

G.I./J.B.:Betina Rodrigues (Paróquia de Orgens)