Em Mangualde, nas instalações do Complexo Paroquial vão realizar-se umas Jornadas Missionárias, procurando marcar este mês de Outubro, Mês Missionário, como pediu o Papa Francisco, e no contexto do programa diocesano “uma comunidade em missão”.
Tal como a Semana Bíblica, as Jornadas Missionárias e a celebração dos 175 anos do Apostolado da Oração servem de moldura à apresentação das linhas orientadoras do Plano Pastoral Diocesano para o próximo Ano Pastoral. Ele vai desenrolar-se à volta do Sacramento do Baptismo, que nos faz discípulos missionários, e será apresentado no próximo sábado, no Centro Pastoral Diocesano, a partir das 09:30 horas e até às 16:30.

As Jornadas Missionárias iniciam-se no dia 14, com visionamento e debate sobre o filme «A Missão», seguindo-se, no dia 15, uma reflexão sobre “S. Lucas e a missão”, orientada por D. António Couto, Bispo de Lamego. Para o dia 16 de outubro prevê-se outra reflexão sobre “A missão em Portugal e desde Portugal” que D. José Cordeiro, Bispo de Bragança orientará. As Jornadas terminarão a 17 de outubro, com Teresa Messias, docente da Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, a palestrar sobre “Espiritualidade Missionária”.

G.I./J.B.