Este sábado esteve preenchido, com a participação dos agentes diocesanos da pastoral, concentrados no Auditório do Centro Pastoral.
Os trabalhos iniciaram-se com um momento de oração, seguindo-se uma palestra de Paulo Almeida, do Serviço Nacional de Acólitos, mostrando “os ministérios ao serviço da missão”, concluindo que “a minha missão é fazer o Bem, servindo, como membro da Igreja”.
Depois de um curto intervalo, foi a vez de D. António Luciano apresentar as linhas mestras para o Ano Pastoral 2019-2020, que irão ser amplamente distribuídas, em forma de Carta Pastoral. Até 2020, ano da Jornada Mundial da Juventude, a Diocese será chamada a tomar consciência dos sacramentos da iniciação cristã – Baptismo, Confirmação e Eucaristia.
Neste primeiro ano, o Baptismo será apresentado como caminho de santidade, pois a fé que nele nos é dada não é puro sentimento, mas o “único caminho para encontrar e comunicar a beleza da vida” (Bento XVI).
D. António Luciano vincou que “redescobrir o dom da fé permite caminhar do deserto para lugares de vida, na amizade com o Filho de Deus”. Tanto para quem já faz parte da Igreja, como daqueles que estão fora e esperam essa descoberta.
O caminho para chegar lá é o “exercício permanente de conversão pessoal, que nos torna fecundos, geradores e fontes de vida”, lembrou D. António Luciano, realçando que “o crer não é do foro privado: é decidir estar com o Senhor e viver com Ele, em comunidade, em comunhão de fé e prática da caridade.
As Linhas de Acção Pastoral para a Diocese de Viseu apresentadas por D. António Luciano serão amplamente divulgadas em Carta Pastoral, que está em processo de impressão tipográfica. Propõem como metodologia a constituição de Grupos de Missão e Discipulado, que, mensalmente, trabalharão, a partir de uma catequese temática do Bispo, em momentos de reflexão, diálogo e oração.
À semelhança do que aconteceu por ocasião da expulsão das Ordens Religiosas, “cada aldeia (grupo) deverá ser um convento”, instrumento de evangelização, vencendo obstáculos, sugeriu D. António Luciano.
Depois de uma distribuição dos participantes nesta Jornada por grupos de trabalho, enquanto o grupo de liturgia preparava os cânticos para a Eucaristia e o Secretariado Diocesano da Educação Cristã apresentava o Say Yes, os alunos finalistas da Escola Diocesana da Fé avaliavam a importância desse serviço.
No final da Eucaristia de encerramento, na Catedral, os dezassete finalistas receberam das mãos de D. António Luciano o seu Diploma. Quatro destes finalistas fizeram a sua formação com vista ao diaconado permanente. Irão ter mais um ano de formação, na linha da pastoral prática.

G.I.