D. António Luciano celebrou a Eucaristia, na manhã de hoje, no Hospital Cândido de Figueiredo, que integra o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
Na capela do Hospital estavam alguns doentes, acompanhados por voluntários, enfermeiros, médicos e auxiliares, vendo-se também elementos da Direcção do Centro Hospitalar, nesta que foi a primeira visita do Bispo àquela unidade de saúde, por não ter sido possível fazê-la há mais tempo.
D. António Luciano, na sua homilia, realçou a importância da hospitalidade, que dá o sentido da palavra hospital. Partia do Evangelho proclamado na celebração, que relatava o acolhimento de Jesus em casa de Maria, Marta e Lázaro.
D. António referiu também a sua experiência como enfermeiro, antes de ser ordenado sacerdote e, depois, como capelão no Hospital de Guarda, afirmando que se sentia “em casa”, nesta visita.
Realçou a importância do serviço aos doentes, tanto de médicos, como enfermeiros, técnicos, pessoal auxiliar e administrativo, todos concorrendo para o bem maior – a saúde integral do doente, que “tem o dever de confiar e entregar-se nas mãos dos cuidadores”.
Referiu a importância de viver a condição de doente com natural serenidade, uma vez que faz parte da condição humana. Mas a fé cristã dá um “sentido novo” a esse sofrimento, como ensina S. Paulo: “tudo posso, naquele que me conforta”. Esta citação dá também sentido maior ao serviço dos cuidadores, que são “instrumento desse conforto”.
D. António deixou a certeza da sua oração, tanto aos doentes, como a todos os que cuidam dos doentes, buscando permanentemente um serviço de qualidade. Mostrando a sua cruz peitoral, oferecida pelos profissionais do Hospital de Guarda, ele afirmou que todos os dias essa cruz o faz rezar pelos que sofrem, confiando-os à misericórdia de Deus, que cuida de todos, especialmente dos que mais sofrem.
Depois da celebração, que foi animada por um pequeno coro e transmitida para as enfermarias, por circuito interno de TV, D. António Luciano, acompanhado pelos capelães Padre João Pedro e Padre António Flor e Directores da instituição, visitou os doentes e cuidadores, nos diferentes serviços do Hospital, que integra o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

G.I.