Fátima é uma missão evangelizadora e orante que nos faz felizes. Fátima é um rosto esplendoroso da Missão da Igreja, enquanto Mãe.

Fátima tem a Missão de ser na Igreja um sinal do amor profético de Deus, através do anúncio da palavra, da celebração da liturgia, da espiritualidade, da adoração e do serviço aos jovens e aos doentes, a expressão de uma pastoral de serviço e de proximidade a todo o homem peregrino em busca da verdade e da santidade.

Fátima tem hoje a Missão de ser espaço de formação para a hierarquia, sacerdotes, consagrados e leigos ao serviço da Missão. Fátima é uma grande escola de fé, de oração, de formação e de espiritualidade em todas as frentes da Igreja em saída. Missão bela, atraente e desafiante, Fátima cumpre a partir do Altar do Mundo, a tarefa de chegar a todas as periferias e lugares para que, como Maria que “se levantou e pôs a caminho”, possa servir e anunciar aos outros a “Alegria do Evangelho”.

Estamos a celebrar o Mês Missionário Extraordinário. Todos somos chamados a ser missionários, a estarmos em missão na Igreja e no mundo. A Missão de evangelização e de catequese que nos é oferecida a partir da Mensagem de Fátima é importante para a Igreja universal. Fátima tornou-se um lugar querido da Humanidade, é sempre uma experiência de voltar à casa paterna, de encontrar o carinho e a compaixão de uma Mãe.

No rescaldo de um Ano em Missão e na vivência do Mês Missionário, Fátima tem uma palavra de esperança a dizer ao mundo. A missão de anunciar a todas as pessoas de boa vontade espalhadas pelos cinco continentes a Mensagem que Nossa Senhora revelou aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, em 13 de maio de 1917 e depois durante as restantes aparições em cada mês, até à última aparição no dia 13 de outubro. Nesta aparição, Nossa Senhora revelou como se chamava: “Eu Sou a Senhora do Rosário,” disse, e “gostaria que neste lugar se construísse uma Capela em minha honra”.

Ao longo das aparições foram muitas as multidões que se associaram aos pastorinhos, crentes, não crentes e até curiosos, mas no dia 13 de outubro de 1917 deu-se o “Milagre do Sol” e muitos dos presentes converteram-se à fé cristã.

Fátima pertencia, ao tempo, ao Patriarcado de Lisboa.

Deu-se depois a restauração da Diocese de Leiria. O seu primeiro Bispo foi D. José Correia da Silva, ficando conhecido como Bispo de Nossa Senhora de Fátima, porque aprovou canonicamente as aparições e autorizou a construção da Capela feita com as esmolas oferecidas pelos fiéis. Deste modo deu-se resposta ao pedido de Nossa Senhora, de que lhe construíssem nesse lugar uma capela para honrarem o seu nome.

O Episcopado Português desde o primeiro momento, acolheu esta mensagem e cooperou com e de modo muito digno com esta missão evangelizadora e orante de Fátima.

Que a Senhora do Rosário de Fátima nos estimule para fazermos com alegria a peregrinação como convite à renovação da Missão.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.